sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Salão de Humor homenageia cartunista

Arte e Cultura

Além de trazer o melhor do humor gráfico internacional na atualidade, o 2º Salão de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço volta os olhos ao passado e homenageia o precursor do cartum no Pará. A vida e a obra do desenhista alemão Hans-Karl Wiegandt, que adotou Belém como sua segunda casa, está no centro da exposição “João Carlos Wiegandt - Patrono da Caricatura no Grão Pará”. A mostra é uma das quatro exposições do salão, que pode ser visto até domingo (27), no Espaço São José Liberto, com entrada franca. O evento é uma realização da Central de Produção com patrocínio da Oi (via Lei Semear).

Com curadoria do pesquisador Luiz Fernando Carvalho, a mostra reúne 31 obras do artista, nascido em 1841, na Prússia Renana (atual Alemanha) e morto em 1908, em Belém. Ao se mudar para a capital paraense, em 1870, Hans-Karl Wiegandt passou a ser conhecido como João Carlos.

De acordo com o historiador Vicente Salles, na obra “João Carlos Wiegandt – Pioneiro da caricatura no Grão-Pará”, Wiegandt chegou ao Brasil por volta de 1868, com cerca de 27 anos de idade. Inicialmente, ele se estabeleceu em Recife, onde, junto com o litógrafo W. de Melo Lins, lançou o jornal caricato “A Careta”, ilustrado com desenhos de Wiegandt.

Sua vinda a Belém, em 1870, permitiu o surgimento da imprensa ilustrada no Pará, principalmente a caricata. Em 1878, depois de ilustrar com caricaturas, charges e composições grotescas o semanário “O Postilhão”, Wiegandt lançou o semanário “O Puraqué”, publicado aos domingos, um conjunto de ilustrações caricatas anônimas de cunho republicano, com unidade estilística creditada ao artista.

De 1889 a 1893, com a chegada da República, Wiegandt tornou-se professor de desenho da Escola Normal e fez parte da primeira diretoria da Sociedade Propagadora de Ensino, da qual é fundador, reeleito sucessivamente para três mandatos, e do clube de Artistas Nacionais, tendo então participação ativa no movimento artístico e intelectual de Belém. Na mesma época, aderiu ao Partido de Artistas e Operário do Pará, editor em 1901 do jornal “O Trabalho”, tendo estampado no cabeçalho a efígie de Carlos Marx, em desenho de Wiegandt.
João Carlos Wiegandt morreu no dia 18 de setembro de 1908, em Belém do Pará, deixando grande legado para nossa cultura e história gráfica.

Serviço - “João Carlos Wiegandt - Patrono da Caricatura no Grão Pará”, até 27 de dezembro, das 9h às 19h, no Espaço São José Liberto, na Cidade Velha. Entrada franca. Informações: (91) 3343-3567 / www.salaohumordaamazonia.com

Fonte: www.guiart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário