quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Biblioteca Central da UFPA lança projeto para arrecadar livros

Cultura e Conhecimento

Ao completar recentemente 47 anos de existência, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), lançou o Projeto "Fraternu", iniciativa que prevê a qualificação do alunado de graduação acrescendo o número de livros disponíveis para consulta no acervo da BC. A ideia é conquistar doadores de conhecimento e a meta é chegar ao número de 5 mil livros até 2012, tempo de duração da campanha. As doações continuam sendo feitas na Seção de Aquisição, localizada no térreo da BC, no campus da UFPA, no Guamá.

Os objetivos do projeto são preencher lacunas bibliográficas no acervo da Instituição, que ainda conta com poucos exemplares, e dar visibilidade aos doadores que colaborarem com a campanha, em reconhecimento pelo ato de solidariedade. Todas as obras doadas serão identificadas com carimbo especial em alto relevo, que traz a logo "Fraternu", além do nome do doador.

A BC já conta com obras digitalizadas, mas somente teses e dissertações. A intenção é ampliar esse acervo abrangendo obras raras e a coleção Amazônia, que tem títulos de autores regionais. Atualmente, a Biblioteca Central possui 500 mil volumes de livros, que, somados aos periódicos, às obras raras, às obras sobre a Amazônia, às fotos e aos vídeos, totalizam 700 mil itens.

Edição de texto: Cleide Magalhães, com informações da jornalista Jéssica Souza, da assessoria de comunicação da UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário