terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mais de 300 crianças e familiares do Caminhar recebem doações

Solidariedade

Nesta quinta-feira (17), mais de 300 crianças e familiares do Serviço Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), vão receber da comunidade universitária e de parceiros do hospital brinquedos e alimentos. O evento acontecerá a partir das 9h30, no Clube da Tuna Luso Brasileira, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza.

A ação faz parte do Natal das Crianças do Caminhar e a programação envolve, também, várias atividades entre elas a animação da Família Noel e recreadores, além de sorteios de brindes e distribuição de lanches.

O Serviço Caminhar realiza, ainda, durante esta semana atividades artísticas com as crianças na sala de espera do serviço. Elas esbanjaram criatividade ao produzir desenhos de Natal, que estão expostos ao público na entrada principal do hospital, desde a última terça-feira (15).

O Natal das Crianças é organizado pela equipe do Caminhar e acontece em parceria com o Grupo de Humanização do Bettina, Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital, Sociedade Paraense de Pediatria, Casa da Juventude da Comunidade Católica (Caju), Clínica Desenvolve, Construtora Durval Pinheiro, Construtora Freire Mello e outros colaboradores.

O evento é mais uma forma de a comunidade acadêmica se solidarizar e colaborar com o público do Caminhar, que, na maioria, são pessoas da comunidade carente, que vivem na periferia de Belém e no interior do Pará.

Caminhar

Criado há sete anos, o Caminhar tem como objetivos diagnosticar e realizar acompanhamento clínico de mais de 10 mil crianças que apresentam alterações de desenvolvimento infantil, síndromes genéticas e outros.

O projeto tem equipe multidisciplinar composta por 22 profissionais, entre eles médicos, psicólogos, pediatras, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neuropediatras e homeopatas; três funcionários em nível médio e cerca de 10 bolsistas.

O atendimento ambulatorial é realizado de forma diferenciada, por meio de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão, tais como: Programa de Desenvolvimento Infantil, Projeto Down, Ambulatório de Mucopolissacaridose, Centro de Tratamento Especializado de Reposição Enzimática, Ambulatório de Ataxias, Ambulatório de Autismo e Ambulatório de Endocrinologia.

Serviço: Quem quiser colaborar com brinquedos e alimentos, basta entregar os donativos no Serviço Social do Caminhar, no Hospital Bettina, que fica no IV portão da UFPA, em Belém, na rua Augusto Corrêa nº 01, Bairro Guamá, com acesso pela avenida Perimetral, no bairro da Terra Firme. Mais informações: 3201 8590.

Texto e fotos: Cleide Magalhães, assessora de comunicação do HUBFS/UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário