segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Começa a conferência do clima de Copenhague

Meio Ambiente

Começou hoje a Conferência do Clima das Nações Unidas em Copenhague, capital da Dinamarca. A reunião para tentar chegar a um novo acordo sobre a redução das emissões de gases do efeito estufa deveria ter começado às 10 horas locais (7h no horário de Brasília), mas começou por volta das 10h45 (7h45 em Brasília). O objetivo de toda a movimentação é evitar as mudanças climáticas resultantes do aquecimento global.

De forma geral, o bem-estar da população e o crescimento econômico estão ameaçados se nada for empreendido. Estudo patrocinado pelas Nações Unidas publicado recentemente indica que as mudanças climáticas podem chegar a reduzir em até 19% o Produto Interno Bruto (PIB) dos países afetados por problemas climáticos em 2030.

Contraditoriamente, é justamente a perspectiva de diminuir o crescimento econômico que tem causado relutância para que os países assumam metas de redução das emissões.

Países em desenvolvimento, liderados pela China e Índia, querem que as nações ricas cortem até 2020 suas emissões para pelo menos 40% a menos do que os níveis de 1990 - muito mais do que as reduções da lei proposta pela gestão Obama, atualmente em análise pelo Senado norte-americano, por exemplo.

O princípio vigente até agora (mas muito contestado) é que são os países desenvolvidos que devem diminuir suas emissões. Aos países em desenvolvimento, que têm menores condições de investimento, caberá cuidar para que suas emissões não aumentem.

Foram necessários oito anos para se negociar e ratificar o Protocolo de Kyoto, até o momento o único acordo internacional que limita as emissões, e cuja vigência acaba em 2012.

Fonte: Portal ORM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário