segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jacareacanga contrata profissionais de medicina

Política/Utilidade Pública

Olá, Cleide. Eu li o texto abaixo site de Jacareacanga. Veja que contradição entre o compromisso social de formar profissionais numa universidade pública (no caso a UFPA, e no curso de medicina) e depois estes senhores não querem retribuir os investimentos feitos pelo poder público na sua formação para a sociedade. Veja como o interior do Pará fica com carência de profissionais de saúde para atender a população. Os valores pagos não são injustos. Não sei se estou conhecendo cada vez mais o Pará ou se os profissionais de medicina do Estado (nem todos são assim) não têm compromisso com a saúde pública, ou se o curso de medicina é formador de uma casta de "profissionais" para uma elite metropolitana de Belém, que depois seguem para o sul e sudeste brasileiro, deixando a população em situação de abandono. Envio este desabafo e tu ficas à vontade para divulgar ou fazer uma nota. Ou então, apenas deletar.

Texto no site

O município de Jacareacanga está contratando, com máxima urgência, os seguintes profissionais: MÉDICO CIRURGIÃO E CIRURGIÃO OBSTETRA E CLÍNICO GERAL, para trabalhar na rede pública de saúde com salários de até R$ 15.000 e residência. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (93) 3542 1493 (Secretaria de Saúde) e (93) 3542 1266 (Prefeitura Municipal de Jacareacanga) ou pelos e-mails: semsa.pmj@hotmail.com ou tsena@bol.com.br

Um abraço,

Kid dos Reis, jornalista.

3 comentários:

  1. Oi, Kid. Acho importante publicar teu desabafo na íntegra. Se a população da capital já é bem desasistida, imagine a população do interior do Pará... Salvo engano, em cerca de 40% dos municípios do estado não há médicos residentes. Há cerca de dois anos fiz uma reportagem para o Diário do Pará e lembro que alguns argumentos da categoria eram: a falta de segurança, que esses contratos com altos salários ao final das contas caem pela metade, enfim... Mas já era tempo de se resolver isso. Mas enquanto não acontece quem padece é a população interiorana, que já conta com tantas outras faltas de políticas em diversas áreas.

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim. Para quem queiser checar a notícia, um dos espaços que o serviço também foi publicado é: http://portalbure.blogspot.com O Blog traz notícias e comentários da Região do Oeste do Pará e do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cliede.
    Importante você reprisar esse quadro.
    A carência de médicos e os altos salários oferecidos não são exclusividade de Jacareacanga. Óbidos paga 14 mil, Faro e Terra Santa 12 mil.
    Em Santarém, o MP investiga supersalário de 22 mil que era pago aos médicos contratados pela cooperativa que fornecia médicos ao Hospital Municipal.
    Estamos aqui, no Blog do Estado,sempre atento. E disponível para se tornar mais um de suas leituras preferidas. www.blogdoestado.blogspot.com

    Grato,
    Miguel Oliveira

    ResponderExcluir