segunda-feira, 20 de julho de 2009

A arte secular do Tarot está em livro

Cultura

Por: Cleide Magalhães, com entrevista exclusiva concedida por Arabutam Uirapuru Blanche

A arte secular do Tarot está no livro “Magia com o Tarot, a arte do dançar e mudar sua vida”. Segundo Arabutam Uirapuru Blanche, autor do livro, a obra é um convite a viagem interior com os arcanos e a simbologia mágica da cabala, das cartas e da dança do ventre, uma experimentação da magia antiga e da busca pessoal do divino que há em cada pessoa e a liberdade da dança, do encontro com o feminino e com a Deusa das diversas tradições antigas. O livro será lançado no próximo dia 08 de agosto, no retrô Piola, em Rio Branco (AC), a partir das 20h.

Ele conta também que cada carta no Tarot é um mistério que se revela pela dança, pela simbologia mágica e pela energia pessoal, retratando diversas situações do cotidiano e todas elas são exercícios de imaginação, criatividade e superação. A dança do ventre incorporou elementos que são representados pelos arcanos. “Ela (dança) foi utilizada para ser um elemento fixador, memorizador dos arcanos e ao mesmo tempo um símbolo do feminino que viaja pelas cartas”.

Ainda na obra Arabutam empreendeu uma busca pelos arcanos, obtendo harmonização e equilíbrio pessoal, pela magia antiga das cartas e culturas do Egito e da Arábia, “que se perdem na noite dos tempos, homenageando os antigos e os povos dessas regiões que trouxeram esse prodigioso conhecimento interior”, ressalta.

Tarot - O Tarô é uma coleção de 78 figuras apresentadas na forma de um baralho de cartas. Ele é dividido em três seções: Os Arcanos Maiores, Os Arcanos Menores e as Cartas da Realeza. Foi criado na Europa, na segunda metade do século 14, na Europa cristã, com iconografia cristã, num momento em que várias escolas esotéricas e corporações de artistas buscavam transmitir os conhecimentos, não por palavras, mas por imagens que convidavam à reflexão, à investigação, para serem corretamente assimiladas. Tudo indica que ganhou a forma que se conhece hoje pelas mãos das escolas e corporações que construíram as grandes catedrais, suas imagens e vitrais. Os registros históricos, a partir do século 14, já mencionam a utilização das cartas como lazer, em jogos e passatempos. Essa função lúdica permanece viva até hoje, pois o que se chama de jogos de baralho ou baralho comum é exatamente o mesmo conjunto que os escritores modernos denominam arcanos menores. Cerca de 22 dos 78 símbolos se transformaram em chaves de comunicação, linguagem e escrita de diversos povos, originando alfabetos como o fenício, o hebraico, o grego e o ioruba, até chegar ao nosso alfabeto atual.

Autor - Arabutam Uirapuru Blanche é paulista, atualmente mora em Rio Branco (AC). Tem 20 anos dedicados ao esoterismo, como tarólogo, astrólogo e mago. Iniciou Ocultismo pela Eubiose, em 1986, e em Kundalini Yoga, por Siri Kartar Singh, em 2002. Arabutam tem feito progressos notáveis na Yoga e participa do projeto Magia com o Tarot no Orkut . Ministrou cursos de Tarô na cidade de Campinas (SP), onde organizou a primeira Feira Esotérica no antigo Hotel Victória, atual Centro Cultural Evolução, em 1994. No Rio Branco (AC) tem feito trabalhos relacionados à orientação pessoal com o Tarot. É especialista da modalidade tibetana, da Kundalini Yoga.
Serviço - O livro “Magia com o Tarot, a arte do dançar e mudar sua vida”, de Arabutam Uirapuru Blanche, será lançado no próximo dia 08 de agosto, no retrô Piola, em Rio Branco (AC), a partir das 20h. Mais informações: arabutam2000@yahoo.com.br ou pelo telefone: (68) 8112 1815.

2 comentários:

  1. Parabéns pela excelente abordagem da temática, o tarot é realmente esse místério e magia. Espero poder proporcionar a todos esse encontro especial com o divino.
    Abraços e sucesso na sua caminhada!

    ResponderExcluir
  2. Belém terá uma magnífico lançamento desse livro na livraria Saraiva no shopping Boulevard, no dia 11 de Junho de 2011, a partir das 16:00, espero todos por lá!

    ResponderExcluir