terça-feira, 14 de julho de 2009

CHE em cartaz no Cine Líbero Luxardo


Cultura

Depois de ser exibido no Cine Estação por duas semanas, com sucesso de público, agora “Che – O Argentino”, de Steven Soderbergh, é a atração das sessões regulares do Cine Líbero Luxardo. Confira texto de Augusto Pacheco, gerente do cinema, sobre o longa:

"Che – O argentino”, a primeira parte da obra de Soderbergh, apresenta o comprometimento de um homem com seus ideais e assim estabelece o protagonista como um homem de princípios. Depois de sete anos de pesquisas, o longa mostra a ascensão de Che com a Revolução Cubana, das batalhas na selva até a vitória da revolução.

Rodado com a novíssima câmera Red One, o filme comprova que a diferença entre a película e o digital, especialmente com um bom trabalho de pós-produção, já é inexistente. O que torna o aspecto técnico da obra um ponto importante.

A partir do roteiro de Peter Buchman, baseado num livro de memórias do próprio revolucionário, o diretor filma com distanciamento quase documental. Soderbergh intercala cenas em preto-e-branco e coloridas, realizando uma curiosa inversão, já que as imagens em P&B, cronologicamente posteriores, mostram Che em Nova York, durante a célebre conferência das Nações Unidas em que assumiu o papel de mito. Tudo em closes e planos-detalhes cuidadosamente calculados.

O relato da campanha nas selvas de Cuba é filmado quase sempre em planos gerais e/ou médios, com a câmera posicionada à distância, o que dá ao resultado geral uma atmosfera sem emoção, quase jornalística.

Destaca-se ainda seu exímio elenco. O personagem-título, vivido por Benício Del Toro, nos mostra mais uma vez como o ator é visceral. Seu desempenho é magnífioa. Na pele de Fidel, Demián Bichir não só se parece muito com ele, como ainda resgata perfeitamente os trejeitos e maneirismos do líder revolucionário. Já o brasileiro, Rodrigo Santoro mostra que mesmo com papéis menores, é possível se fazer um ótimo trabalho.

Em geral, o Che Guevara que vemos na tela é uma figura tão fascinante quanto emblemática, uma pessoa disposta a lutar por seus ideais, seja pegando em armas ou duelando com palavras.

Serviço: “Che - O argentino”, de Steven Soderbergh (EUA, FRA, ESP, 2008). Classificação: 12 anos. De quinta a domingo (09 a 19 de julho), às 19h30, no Cine Líbero Luxardo. Ingressos a R$ 5,00 (meia entrada para estudantes). Às quintas, a entrada franca para estudantes com carteirinha. Informações: (91) 3202-4321.

Fonte: http://www.guiart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário