quinta-feira, 30 de julho de 2009

PA-239 está só buracos. Obras estão paradas

Por: Cleide Magalhães

PA-239
O Ministério Público do Estado deveria verificar junto à Secretaria de Estado de Transporte (Setran) como andam as obras da PA-239, que vai do eixo do município de Igarapé-Açu até Magalhães Barata, nordeste paraense. Dos cerca de 33 kilômetros de estrada apenas seis estão em condições de tráfego de veículos. O restante é só buraco. O risco de acidente é grande e os motoristas quase não têm como escapar. O trecho um pouco melhor é o que vai de uma serraria ao vilarejo de Fugido.

Consórcio
Segundo informações de moradores de Magalhães Barata, há cerca de dois anos um consórcio de três empresas ganhou processo licitatório para obras de asfaltamento e pavimentação da via, mas apenas uma delas evoluiu com as obras. As demais ainda não fizeram praticamente nada. O motivo de pararem as obras seriam as chuvas. Estranho, não? Deveriam continuar, já que estamos em plena época de verão amazônico. Qual seria a justificativa agora?!

Tempo
Quando a estrada está em boas condições de tráfego a viagem é feita em apenas 30 minutos. Mas hoje se leva até uma hora e meia para ir de Igarapé-Açu até Magalhães Barata por esse trecho. Isso sem comentar como fica a situação do veículo depois da viagem...

4 comentários:

  1. Cleide, realmente, a situação dessa estrada é horrível. Frequento aquela região desde os meus dois meses de idade e, cada vez que passo por aquelas bandas, é possível ver o sofrimento do povo que depende daquela estrada. Ai quando surge uma esperança de que algo melhore, a mudança não vem.

    Além da PA-239, a situação da PA-430, que liga a Concina (municipio de Magalhães Barata) ao 40 do Mocooca, também é lamentável.

    Espero que as autoridades olhem para aquele povo...

    Marcio Lins
    Jornalista

    ResponderExcluir
  2. Lamentável. Não é à toda que o nordeste paraense, considerada como uma das mais belas regiões do estado, fica entre as mais pobres também...

    ResponderExcluir
  3. Boa parte dessas notas do nosso blog foram publicadas também na coluna "Em Poucas Linhas", do Repórter Diário, do jornal Diário do Pará, no domingo, dia 02/08, mas a assessoria da Setran ainda não comentou o assunto... Nosso blog também encaminhou e-mails às assessorias do MPE e Setran... Vamos aguardar. Bem, o espaço é aberto. Fiquem à vontade.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito dessa pesquisa me ajudou muito a minha pesquisa da escola .

    ResponderExcluir