segunda-feira, 20 de julho de 2009

É dada a largada para a 13ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro

Cultura

A expectativa da XIII edição da Feira Pan-Amazônica do Livro é de mais de meio milhão de visitantes. O evento foi lançado na última quinta-feira (16), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, e terá este ano como país homenageado a França. Inovações na programação, na quantidade de estandes e no espaço físico são algumas garantias da organização da XIII Feira, que será realizada no período de 6 a 15 de novembro, no Hangar, em Belém.

A edição deste ano terá a ampliação dos números de estandes para 176 unidades e a expansão da Praça de Alimentação, que terá cerca de 500 m² na área externa do Hangar e servirá comidas típicas do Pará e da França. O Salão B concentrará toda a programação infantil e o palco externo será ampliado, aos moldes do que foi o Natal Hangar. Todo o projeto de mídia gráfica também foi exibido e inclusive anúncios já serão publicados nos principais jornais a partir da próxima semana. Os custos do evento deverão ultrapassar os R$ 6 milhões.

A Feira Pan-Amazônica está chancelada como evento oficial de encerramento do Ano da França no Brasil e, para isso, existe uma programação intensa de homenagens ao país. O Hangar receberá uma decoração especial, com réplicas do Arco do Triunfo e da Torre Eiffel, além de exposições fotográficas, espetáculos teatrais, oficinas de arte, teatro, dança e circo com artistas franceses. Também está confirmada a presença de escritores convidados daquele país.

Uma das principais novidades já confirmadas é o Parque da Turma da Mônica, um espaço infantil que trará temática especial sobre a Amazônia e também contará com a ilustre presença de Maurício de Souza. Além dele, já estão confirmados Zeca Camargo, Frei Beto, Emir Sader, Moacyr Sclyar e Laurentino Gomes, que participarão de encontros abertos ao público e transmitidos para diversos municípios do Estado por meio do projeto NavegaPará.

O estande com os escritores paraenses será mantido e contará com a presença de autores regionais como Eliana Barriga, Juracy Siqueira, Salomão Larêdo e João de Jesus Paes Loureiro. Os professores poderão contar mais uma vez com o CredLivro para aquisição de livros durante o evento.

Os shows serão atração à parte, sempre buscando artistas que tenham conexão com a literatura. O cantor Lenine já está agendado para o show de abertura, no palco montado à beira do lago do Hangar para receber atrações regionais e nacionais.

Com tantos atrativos, espera-se bater mais um recorde na feira deste ano, aumentando o número de visitantes, que foi de 350 mil pessoas em 2007, 470 mil em 2008 e, projeta-se, 500 mil em 2009.

O reflexo do sucesso da Feira Pan-Amazônica do Livro são os Salões do Livro, que acontecem em Santarém e Tucuruí, chegando em breve a mais dois municípios do Estado e possibilitando que todos tenham acesso à cultura, aos livros e à informação.

Edição de Texto: Cleide Magalhães, com informações da Assessoria de Comunicação do Hangar.

2 comentários:

  1. Parabéns, Cleide, pelo blog. Continue, está muito bom.

    Abraços
    Paulo Roberto Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Thanks, Paulo. Valeu a força! Tô gostando da experiência, a sensação de liberdade é bem maior...

    ResponderExcluir