terça-feira, 29 de novembro de 2011

Emprego temporário dá chance de contratação efetiva

Por: Cleide Magalhães

Trabalhador tem opções de qualificação gratuitas e cursos rápidos que ampliam a oportunidade de contratação

Boa notícia para quem procura trabalho no fim do ano. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizados e de Trabalho Temporário, mais de 145 mil vagas para empregos temporários serão abertas no País até dezembro este ano - aumento de 5% em relação a 2010. Dessas vagas, pelo menos 42 mil trabalhadores terão oportunidade de ser efetivados. No Pará, a expectativa também é de aumento das contratações temporárias. A oferta de vagas deve aumentar entre 8% e 15% em relação ao ano passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese/PA). Na Região Metropolitana de Belém devem ser contratados de 7 mil a 7,5 mil trabalhadores temporários.

Mas os candidatos a uma vaga no mercado de trabalho muitas vezes esbarram na falta de qualificação. Para incrementar o currículo e tornar-se atrativo para os setores que contratam mais, existem opções de treinamento gratuitas - como as ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - até cursos rápidos para quem deseja começar em um novo emprego já em dezembro, aproveitando o grande número de vagas temporárias que serão abertas no fim do ano.

Desempregada - A possibilidade de conseguir emprego temporário entusiasma Tainara Farias, 19 anos, que está desempregada há mais de um ano e enfrenta dificuldades de inserção no mercado de trabalho em Belém. "Neste ano, já distribui 36 currículos em diversas empresas e lojas da cidade, mas até agora não me chamaram para fazer teste. Acredito que as dificuldades são por conta das exigências na qualificação do trabalhador. Estou no ensino médio, tenho curso básico de inglês e de informática, pode ser que isso implique em conseguir meu espaço. Me qualificar é complicado porque não tenho dinheiro para pagar. Já fui atrás de curso gratuito, mas as vagas se encerraram. Sobrevivo de atividades que tenho ainda como cabeleireira, diarista e costureira. Contudo, estou na luta pelos meus direitos e quero conseguir ter minha carteira de trabalho assinada e garantir um emprego efetivo", afirmou Tainara.

Segundo Roberto Sena, supervisor do Dieese/PA, este ano a economia do País vai desacelerar um pouco em relação a 2010. Ele destacou que a crise no cenário externo coloca o consumidor na retaguarda. "Mesmo assim o volume de recursos neste final de ano na economia paraense é espetacular. Serão R$ 2,1 bilhões, abrangendo cerca de 1,7 milhão de pessoas - volume de recursos que apresenta o crescimento na economia local de cerca de 23% em relação a 2010", disse.

Comércio - Os setores que mais empregam hoje no Pará são comércio - incluindo a área supermercadista -, serviço e indústria. A maior parte dos salários dos trabalhadores temporários segue a mesma base dos empregos formais. "No comércio, em muitos casos, os salários de contratação tem como base o salário mínimo [R$ 545,00] ou atinge, ao máximo, o piso das categorias envolvidas, isto também pode ser acrescido de comissões por vendas, que dá um ‘plus’ no salário. Não existe uma regra para esta situação e o salário depende também do empregador", acrescentou Sena.

Lúcia Cristina da Silva, mestre em economia e assessora econômica da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), que conta com 13 sindicatos filiados, explicou que as contratações de empregos temporários dependem em parte das expectativas dos empregadores quanto às possibilidades de crescimento do volume de vendas e, consequentemente, das estimativas de receitas ou faturamento. Ela apontou que o comportamento do volume de vendas no comércio do Pará, pelos últimos dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC-IBGE), entre janeiro e setembro de 2011, comparado ao mesmo período de 2010, cresceu 8,3% - superior, portanto, à expansão do volume de vendas do Brasil, que atingiu 7%. "Esse resultado sinaliza que é possível que as vendas para o final do ano sejam aquecidas no comércio paraense e apresentem resultados superiores aos de 2010, bem como as contratações temporárias, uma vez que estas são influenciadas pelas expectativas de vendas", disse a assessora da Fecomércio.

Baixa renda tem oportunidade no Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece cursos gratuitos às pessoas de baixa renda no Estado. As inscrições estarão abertas até 30 de novembro. A instituição oferta vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) para cursos que se iniciam em 2012, nas unidades de Belém, Castanhal, Santarém, Parauapebas e Marabá. São vagas em cursos de vários segmentos: Técnico em Farmácia, Editor Gráfico, Auxiliar Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Massagista e Cuidador de Idoso. Para participar do PSG o candidato deve comprovar baixa renda, ou seja, ter uma renda familiar per capita que não ultrapasse dois salários mínimos.

Para se inscrever, o interessado deve comparecer na Unidade de Relacionamento do Senac (capital), ou nas unidades do interior, no período de 16 a 30 de novembro munido de RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Mais informações: 0800 701 44 92 ou www.pa.senac.br

Atributos comportamentais e competência técnica são essenciais

O processo para a escolha do trabalhador é rigorosa, independentemente de ser efetivo ou temporário, explicou a gerente de Recursos Humanos Ana Beckmann. Precisa-se fazer a captação, seleção e acompanhamento dos profissionais contratados, englobando as etapas de triagem curricular, entrevista profissional, avaliação psicológica, dinâmicas de grupo e entrevista técnica. Para conseguir uma vaga, Beckmann destacou que é necessário o profissional apresentar atributos comportamentais e competência técnica. "As características mais importantes em um profissional são a iniciativa, responsabilidade, pontualidade, comprometimento com a atividade assumida e trabalho em equipe. Normalmente, o trabalho no final de ano gera grande estresse e pressão, por isso é importante agir com flexibilidade, paciência, educação e total foco no atendimento ao cliente", disse. Além disso, o profissional temporário precisa primar pela sua imagem, ou seja, "nada de fazer um trabalho mediano só porque vai passar apenas um período dentro da empresa", ponderou Beckmann.

Cursos - Unidades de ensino profissionalizantes oferecem cursos de qualificação que tornam o candidato mais competitivo na disputa de vagas de trabalho. A franquia Prepara Cursos, por exemplo, oferece 45 cursos em diversas áreas, com carga horária entre 16 e 122 horas. "As aulas são individualizadas e 100% práticas. Cada aluno segue seu ritmo. Há ainda a possibilidade de fazer o curso de forma intensiva de, no mínimo, duas semanas", explicou Priscila Bueno Mcphee, representante regional da franquia. A Prepara Cursos, com matriz no Estado de São Paulo, está há três anos no Pará e atendeu mais de 5 mil pessoas em 2010. Têm unidades em Belém, Ananindeua, Icoaraci, Marabá, Tucuruí, Parauapebas.

Oportunidade: vaga temporária abre porta à efetivação no emprego

Em 2010, dentre as 6,5 mil pessoas que tiveram contratos temporários na Região Metropolitana de Belém (RMB), duas mil foram efetivadas. Neste ano, 1,5 mil dos 7,5 mil trabalhadores temporários poderão ser efetivados. Assessora econômica da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), Lúcia Cristina da Silva, orientou que para conseguir uma vaga temporária e depois a efetivação no serviço é preciso se preparar antes do período em que ocorrem as contratações. "A preparação pode ser por meio de cursos e leituras específicas sobre o setor que pretende atuar. Antes de ser contrato pela empresa, é preciso buscar informações sobre ela que possam contribuir com sua apresentação e quando for contratado. Depois de contratado, é preciso aproveitar a oportunidade para desenvolver e demonstrar conhecimentos adquiridos. É necessário demonstrar capacidade de relacionamento e contribuir para a manutenção de um bom clima organizacional", ensinou Lúcia Cristina.

A gerente de Recursos Humanos Ana Beckmann, que trabalha no Grupo Executiva, em Belém, disse que 800 temporários serão contratados para o mercado varejista no período de Natal deste ano. Em Belém, a maioria das vagas temporárias selecionadas pelo grupo é para cargos de vendedor, promotor de venda, repositor, auxiliar de estoque, promotor de merchandising, coordenador de equipe, degustador e recepção.

Reportagem especial – Jornal Amazônia – 20/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário