quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Foco da campanha contra Aids no Brasil são mulheres e jovens

Por: Cleide MagalhãesExpandir todos

Recolher todas

No Brasil, pela primeira vez, o número de mulheres jovens contaminadas com o vírus da Aids superou o de homens. Por isso, o Ministério da Saúde mudou o foco da campanha do Dia Mundial, que acontece amanhã, por meio do slogan "A Aids não tem preconceito. Previna-se". O público alvo são mulheres de 13 a 29 anos e se estende ainda para homens que fazem sexo com outros homens, que têm entre 13 e 24 anos.

Em 2010, o Pará seguiu o quadro nacional e os casos de mulheres jovens contaminadas com o vírus da Aids também superaram os de homens. Dos 587 novos casos que ocorreram nos 144 municípios do Estado, de 13 aos 29 anos de idade, 180 deles (30,7%) foram mulheres e 162 (27,7%), homens. "A iniciação sexual e a falta de esclarecimento sobre o uso do preservativo são os principais fatores que levam mulheres e homens jovens a não prevenção contra a doença", afirma Débora Crespo, coordenadora do programa DST/Pará, da Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa).

Este ano haverá spots de rádio e televisão que levam à população mensagem sobre a importância do uso do preservativo e de se fazer o teste para obtenção de diagnóstico precoce da doença. "O ideal é a pessoa se prevenir da doença com o uso do preservativo e quanto antes for verificado o diagnóstico da doença é melhor para tratar e educar as pessoas soropositivas a não exposição sexual evitando a transmissão".

O Estado dispõe de 58 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Sespa, além de um CTA itinerante, para atender pessoas, ajudar a reduzir a incidência das infecções e melhorar a qualidade de vida dos pacientes diagnosticados como portadores da doença

"O CTA é uma unidade de procura voluntária, oferece o diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, juntamente com aconselhamento pré e pós-teste, garantindo o anonimato dos que assim o desejarem. O caráter ético e confidencial do atendimento é assegurado. O CTA itinerante atende os municípios mais distantes que têm dificuldade de oferecer exames. Nos CTAs servidores na área da saúde realizam teste rápido da doença, com resultado em 15 minutos. O teste confirma se a pessoa é ou não portadora do HIV", afirma Débora.

O soropositivo atendido no CTA itinerante é encaminhado para uma unidade de saúde de atendimento especializado mais próxima ao município em que mora. Caso seja na capital, os pacientes são atendidos na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Ure-Dipe), no Telégrafo.

Prefeituras também estão envolvidas na campanha. O CTA Belém, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), além da prevenção das DST/Aids, realiza diagnósticos clínicos e epidemiológicos e prevenção de hepatites virais. O CTA/Belém funciona na travessa Padre Eutíquio, 555, próximo a Praça da Bandeira, no Comércio.

Programação

Quinta - 1º/12

Chegam às escolas da rede estadual pública de ensino ações sobre a importância do uso do preservativo.

Pela manhã:

Às 8h, na Praça Batista Campos, tem culto ecumênico e, em seguida, acontece caminhada até a Praça da Bandeira, na Campina;
Às 9h30 começam shows musicais na Praça da Bandeira;
Após 10h, desfile de moda com roupas confeccionadas com preservativos, no Shopping Boulevard;
Das 9h às 12h, exibição de filme sobre “Aids”, no cinema Olympia;
Teste rápido do HIV nas unidades de saúde do Guamá, Marambaia, Paraíso dos Pássaros, Jurunas, Telégrafo, Tapanã, Pratinha, Casa da Mulher e Hospital de Mosqueiro e no Shopping Pátio Belém;
Passeio ciclístico educativo no Conjunto Marex, em Val-de-Caes.

À Tarde:

Após 13h continuam shows musicais na Praça da Bandeira;
Teste rápido do HIV nas unidades de saúde do Guamá, Marambaia, Paraíso dos Pássaros, Jurunas, Telégrafo, Tapanã, Pratinha, Casa da Mulher e Hospital de Mosqueiro e no Shopping Pátio Belém.
- Noite:
Show "Amor e Sexo", com a participação do artista paraense Eloi Iglesias, no teatro Margarida Schiwazzappa, no Centur. Ingresso R$ 1,00 e três quilos de alimentos não-perecíveis. Serão doados às casas de apoio às pessoas que vivem com HIV/Aids;

Domingo - Dia 4/12

Pela manhã, quatro unidades móveis disponíveis para atender a comunidade com teste de HIV, sífilis, hepatite, atendimento odontológico, entre outros serviços, na Tv. Padre Eutíquio, entre as ruas dos Tamoios e dos Mundurucus, em Batista Campos.

Reportagem publicada em O Liberal e Amazônia - 25/11/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário