quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Casa de Plácido acolhe romeiros do Círio de Nazaré

Por: Cleide Magalhães

Reportagem Especial publicada No jornal Amazônia, dia 09/10/2011.


Centenas de romeiros já foram atendidos na Casa de Plácido, na Praça Santuário, desde a noite de quarta, 05 de outubro, quando os primeiros fiéis de Nossa Senhora de Nazaré começaram a chegar para o Círio 2011, em Belém. João Santos, 52 anos, que veio de Castanhal para pagar uma promessa feita pedindo ajuda na saúde de seu filho, foi uma das pessoas recebidas no espaço. “A caminhada é longa, mas foi tranquila. Tudo vale a pena para retribuir a graça alcançada”, disse.

A Casa de Plácido foi inaugurada há dois anos com intuito de melhorar o atendimento dos romeiros, que são pessoas que vêm para o Círio caminhando pelas estradas do Estado pagando promessas. O local recebe ainda turistas que querem conhecer sobre a manifestação religiosa. A expectativa é que cerca de 10 mil romeiros sejam recebidos na Casa no Círio.

“Durante todo o mês do Círio é feito atendimento específico dos romeiros. Oferecemos atendimento médico, alimentação e descanso, sem que ele possa pernoitar, pois não dispomos de quartos e camas. Temos somente colchonetes para repousar por algum tempo e depois precisa ir, porque recebemos muita gente. Nos outros meses, oferecemos o espaço à realização de reuniões e palestras, para garantir renda e manter o local”, explica Jane Jacques, atendente na Casa de Plácido.

A casa sobrevive por doações de devotos e precisa, principalmente, de materiais de primeiros socorros, estoque de soro fisiológico, alimento e água mineral. O mineiro Lara Rezende, militar da reserva, 68 anos, distribuía alimentos aos romeiros pelas estradas há muitos anos e, pelo segundo ano consecutivo, passou a entregá-los na Casa de Plácido.

“No ano passado, trouxe carne e neste resolvi doar bananas e água mineral, porque minha filha é voluntária aqui e me disse que em 2010 faltaram esses produtos. Precisei parar de doar pelas estradas de Castanhal devido problemas de saúde, mas venho entregar aqui e não vou deixar de fazer, porque a Casa faz um trabalho bonito às pessoas que necessitam de apoio. Desde que cheguei no Pará, pedi para Nossa Senhora de Nazaré me abençoar, aqui obtive muitas graças e todos meus sonhos realizados: formei família e sou até bisavô”, reconhece.

Exposição

Na Casa de Plácido há exposições permanentes na Sala dos Milagres, onde estão centenas de ex-votos trazidos pelos romeiros como objetos de cera, de miriti, e outros. Há quadros que são artes de cartazes de alguns Círios. Entre eles, o mais antigo data de 1909.

O local é dividido no ambiente da enfermaria, sala de descanso e de massagem, 20 banheiros, refeitórios que comportam 200 pessoas e área para lavar os pés dos romeiros, mas no Círio os espaços são divididos para atender a todos.

“Não usamos mais bacias de plástico no lava pés. A novidade é uma rampa de inox, com água corrente onde o romeiro coloca os pés estando sentado em uma cadeira. Depois, entregamos a ele a toalha usada (que foi doada) para levar como lembrança de sua fé”, disse Margarida Teixeira, coordenadora do lava pés.

Os profissionais são da área da saúde e cozinha. Além da equipe de voluntariado que faz o acolhimento, distribui água, faz credenciamento, limpeza, enfim.

A casa não funciona no dia do Círio. Após o Círio, todos os finais de semana atende os romeiros que vem para outras romarias.

Os profissionais remunerados são da área da saúde e os que atuam na cozinha. Há ainda equipe de voluntariado, que faz o acolhimento, distribui água, faz credenciamento, limpeza, enfim.

Serviço


Casa de Plácido, mais informações pelo telefone: 91 - 3202 4860. Fica no Arraial de Nazaré, ao lado do Centro Social, em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário