segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hemopa suspende campanhas externas

Por: Cleide Magalhães

Reportagem publicada em O Liberal e Amazônia, em 19/10/2011

As campanhas externas de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea estão suspensas até final deste ano na Fundação Hemopa. No entanto, as ações continuam acontecendo em parceria com instituições públicas e privadas que disponibilizarem espaços e/ou salas para montagem de estrutura para a coleta do sangue. A suspensão aconteceu por motivos de revisão técnica nas unidades móveis da Fundação Hemopa, que aliada aos feriados prolongados de outubro, já provocam redução de cerca de 30% do número de bolsas no estoque estratégico do hemocentro.

A doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo importante para o funcionamento de um hospital e, nesse caso em especial, do hemocentro. O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, assistente social Juciara Farias, afirma que, em 2010, foram coletadas 13 mil doações de sangue em 136 campanhas externas com as unidades móveis. Até o mês passado, o saldo de doações foram de 10 bolsas de sangue em 98 campanhas externas. “Isso reforça a importância dessas ações para o estoque do hemocentro”, comentou, enfatizando que com apenas uma doação, o hemocentro atende até quatro pacientes adultos.

Neste mês, três campanhas externas com salas montadas estão programadas para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Dia 20 aconteceu no Serviço Social da Indústria (Sesi), na travessa Quintino Bocaiúva, das 8h às 16h. Dia 26, entre 8h e 16h, será no Hospital Divina Providência, no município de Marituba. Dia 27, no Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA), das 8h às 16h.

Diante das dificuldades, Juciara convida antigos e novos doadores para restaurar o banco de sangue, qual sofre significativo impacto nas coletas diárias, que vai exigir o uso antecipado do tema da campanha de novembro: “Nosso banco precisa do seu depósito. Doe sangue e invista na vida”. "O Hemopa solicita mais investimentos na vida, aos doadores do Pará. O nosso banco nunca deixa de funcionar. Tem sempre alguém precisando de transfusão para sobreviver nos milhares de leitos hospitalares dos 218 hospitais espalhados no Estado", lembra a gerente.

Sangue

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos e peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas a Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.

Medula óssea

Pode fazer cadastro de doação de medula óssea o homem ou mulher saudáveis e com faixa etária entre 18 e 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Serviço

O Hemopa espera por você na travessa Padre Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 7h30 às 17h. Mais informações: 08002808118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário