quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Festival de música e arte popular é opção no Círio de Nazaré


Por: Cleide Magalhães

No Círio de Nazaré, uma das maiores procissões católicas do
Brasil, o sagrado e profano coexistem. Logo depois que a Trasladação passa pela avenida Presidente Vargas, no sábado, 8, paralelo à festa As
Filhas da Chiquita, começa no anfiteatro da Praça da República o Cirial 2011 - Festival de Música e Arte Popular do Círio de Nazaré, realizado pelo Núcleo de Produção Cultural da Amazônia (NPCA). O evento é aberto ao público e acontece pelo sexto ano consecutivo.

Nesta edição, o Cirial homenageia o irreverente e inquieto artista paraense Buscapé Blues. Além da participação de Buscapé Blues e Banda, o evento já conta com a confirmação de vários artistas e bandas locais: Luis Girad, Geração X, Breno Queirós e Banda, Papo blues, Zueira de Fumanchú, baby Loydes, Resistência Suburbana, Sentimento de Revolta e Estorvo. Além da presença especial do Dj Vagalume, que promete mandar no vinil repertório que vai do samba, passando pelo reggae até o rock in roll.

Segundo André Miranda, sociólogo e organizador do Cirial, o evento busca divulgar os diversos trabalhos musicais e artístico de bandas e grupos culturais que atuam na região metropolitana de Belém com programação eclética e de qualidade. “O festival conta com uma produção voluntária e sem fins lucrativos mantendo a tradição dos movimentos culturais estudantis da Universidade Federal do Pará (UFPA) dos anos 90, quando o núcleo surgiu após organizar diversos eventos político-culturais no campus universitário”, conta André, vocalista da banda paraense Zueira de Fumanchú, a qual já recebeu premiação em festivais alternativos nacionais e internacionais.

O organizador afirma que a prioridade de escolha à participação de artistas e bandas no evento leva em conta a atuação político-cultural. “Nos meses que antecedem o Cirial nos organizamos com diversos movimentos sociais em luta e colocamos o espaço à disposição para que possam reivindicar seus direitos, fazer manifestações e protestos. As bandas e grupos artísticos também são selecionados entre os diversos movimentos culturais que atuam na região metropolitana de Belém dando prioridade àqueles que têm atuação na política e cultura como os anarquistas, punks, góticos, poetas marginais, artistas de rua, intelectuais, entre outros que contam com pouco espaço na mídia, mas desenvolvem trabalho crítico de inserção social”.

Serviço

Cirial 2011 - Festival de Música e Arte Popular do Círio de Nazaré, sábado, dia 8 de outubro, logo depois da Trasladação do Círio de Nazaré, no anfiteatro da Praça da República, na avenida Presidente Vargas, em Belém. Diversos artistas e bandas locais já confirmaram presença. Mais informações: (91) 3086 9566 / 8021 1050. E-mail: barbaroreds@yahoo.com.br

Realização

Núcleo de Produção Cultural da Amazônia (NPCA).

Apoio

Secretaria de Estado de Cultura (Secult)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário