quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pará terá novo espaço à recuperação de dependentes químicos

Por: Cleide Magalhães

Reportagem publicada nos jornais O Liberal e Amazônia, em 06/07/2011.

O Pará terá mais um espaço para ajudar na recuperação de dependentes químicos. Trata-se da Fazenda da Esperança, mantida pela Igreja católica que reúne comunidades terapêuticas voluntárias que abrigam jovens dependentes químicos ansiosos por se ver livre das drogas e do álcool. Funcionará em uma área na entrada de Mosqueiro e deverá atender cerca de 100 pessoas do sexo masculino.

O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, grande incentivador da ação, informa que a Fazenda da Esperança em Mosqueiro está ainda em fase inicial. "Não temos previsão de quando vai funcionar, mas já tratamos da criação da diretoria, na qual o presidente será o padre Ronaldo, da Igreja da Trindade, trabalhamos campanha à elaboração de projetos junto à sociedade para arrecadarmos fundos à construção do espaço", disse.

O Estado já conta com a Fazenda da Esperança Dom Eliseu, em Bragança, que atende 40 homens, os quais, além de receberam ajuda por meio da evangelização, para ajudar na desintoxicação trabalham na plantação de feijão, mandioca, milho; criação porco, galinhas e artesanato. Em Abaetetuba, também no nordeste do Pará, a Fazenda da Esperança Dom Angelo Frosi atende 20 homens que desenvolvem atividades na fábrica de anel de tucum, fábrica de tapetes, produção de terços, aviário e a produção de ovos, horta de verduras. O arcebispo de Belém informou que quando a de Mosqueiro começar a funcionar, a Fazenda de Abaetetuba passará a ser feminina.

Grupo Esperança Viva

Dom Alberto Taveira explica que o acompanhamento de dependentes químicos na Fazenda da Esperança acontece durante pelo menos um ano. Depois dessa fase, a pessoa recebe apoio do Grupo Esperança Viva (GEV), grupo de auto-ajuda. O GEV existe em todo o Brasil e em outros 10 países. No Pará, o grupo se reúne na Igreja de São José de Queluz, em Belém. Hoje são dezenas de GEVs que envolvem milhares de pessoas que se reúnem pelas cidades e querem lá viver e aprofundar a vida e a espiritualidade da Fazenda da Esperança. "Quando um jovem deixa a Fazenda onde viveu por 12 meses, e vai viver sua sobriedade na sociedade, precisa de apoio e de um grupo onde pode receber alimento espiritual".

O GEV foi fundado em 1998, na cidade de Tapejara, no Rio Grande do Sul, a fim de apoiar aqueles que seriam os ES, abreviação de esperança que significa quem se recuperou das drogas na Fazenda e descobriu um novo estilo de vida, baseado na vivência do evangelho e dos valores cristãos. Com o passar do tempo, outras pessoas quiseram igualmente nutrir-se da mesma espiritualidade e frequentam as reuniões, como familiares, amigos de ex-internos e outras pessoas que querem receber esta vida ou ajudar pessoas em dificuldade semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário