sexta-feira, 1 de julho de 2011

Belém sediará fórum nacional sobre saúde da mulher na região Norte

Belém vai sediar o “Fórum Saúde da Mulher no Século XXI – Avanços e Desafios”, amanhã (1º de julho), das 13 às 21 horas, no Hotel Crowne Plaza, no bairro de Nazaré. O evento é realizado pelo Programa Ação Responsável, com o patrocínio da MSD e em parceria com o Congresso Nacional, o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Procuradoria Especial da Mulher e a Agência Íntegra Brasil, com a proposta de levar a cada região brasileira o debate para o aprimoramento de políticas efetivas e que garantam a saúde e cidadania da mulher brasileira.

O Fórum contará com a presença de várias autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes da sociedade civil, que estão relacionadas ao tema. As inscrições para o evento são gratuitas, sendo necessário apenas o credenciamento prévio.

Entre os principais assuntos debatidos no encontro pelos especialistas convidados e ligados à saúde da mulher, o câncer de colo de útero ganha destaque por preocupar, com base nas estatísticas, pela situação que a região Norte se encontra.

Dados oficiais apontam que Belém, a capital do Estado, lidera em números de casos, apresentando cerca de 330 novos casos de câncer entre a população feminina por ano, segundo penúltimo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em todo o Brasil, devem surgir este ano 18.430 novos casos, dos quais 790 novos casos serão registrados no Pará. Daí a importância do Fórum como fonte de abordagem da atual política voltada à população feminina, com o objetivo de minimizar os riscos e encontrar alternativas para oferecer melhor atendimento e tratamento das pacientes.

O alento é que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura para até 95% dos casos. Porém, ter esse diagnóstico na fase mais inicial da doença ainda é um desafio para o Brasil e só pode ser vencido com informação e bons serviços de saúde. Essas duas ferramentas são fundamentais para garantir a cura destes e de muitos outros problemas que atingem a saúde da mulher, e são uma preocupação do Governo Federal, que incluiu o problema em sua pauta de assuntos prioritários.

Serviço: Fórum Saúde da Mulher no Século XXI – Avanços e Desafios, acontece no dia 1º de julho, promovido pelo Programa Ação Responsável, com o patrocínio da MSD, das 13 às 19 horas no Hotel Crowne Plaza.

Câncer está entre os males que mais prejudicam a saúde da mulher

Descobrir um câncer é uma realidade dolorosa. E para as mulheres é mais difícil ainda, pelo acúmulo de papéis que ela desempenha dentro e fora de casa. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, ficando atrás, apenas, do câncer de mama, atuando como a quarta causa de morte em mulheres brasileiras. Anualmente, a doença faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.

Com altos índices, a região Norte tem um panorama delicado. Estudos realizados pela Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica do Inca detectaram o alto índice de ocorrência do câncer de colo de útero na região, onde a mortalidade chega a ser 2,5 vezes maior quando comparada com o Sudeste.

Por isso, a região Norte foi redefinida como prioridade no Plano de Controle do Câncer de cólo do útero do Governo Federal e eleita como prioridade na agenda das atividades promovidas pelo Programa Ação Responsável.

Inscrições: As inscrições para o Fórum Saúde da Mulher no Século XXI – Avanços e Desafios são gratuitas, bastando apenas fazer o credenciamento prévio pelo site http://www.acaoresponsavel.org.br/saudedamulher/, onde é possível ter acesso à ficha de inscrição, ou pelo e-mail saudedamulher@acaoresponsavel.org.br.
Mais informações: (61): 3368-6044 /9964-3143/ 3274-3191.
No Twitter: @AcaoResponsavel

Sobre o programa Ação Responsável - O Programa Ação Responsável é Instituto Brasileiro Ação Responsável é uma organização civil, sem fins lucrativos, criado para coordenar o Programa Ação Responsável e o Programa de Economia Sócio Ambiental, criado em 1999.

Idealizado por pesquisadores e pensadores oriundos do setor público e privado, o Instituto Brasileiro de Ação Responsável é um pólo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de instrumentos que auxiliam aos Governos e demais Instituições a consolidar seus compromissos com o Crescimento Responsável do Brasil.

Pensado para médio e longo prazo, utiliza a ferramenta da comunicação como instrumento para reflexão aos assuntos prioritários nas matérias de Saúde, Economia, Social e Meio Ambiente, exercendo uma mudança a determinados comportamentos, com vista a fomentar uma nova cultura de Gestão Política, Empresarial e Cidadã.

O trabalho é desenvolvido de forma plena, democrática e apartidária. Com maior abrangência possível, em todo Território Nacional e, especial ênfase à Saúde, Meio Ambiente, Matriz Energética, Competitividade das Cadeias Produtivas e Amazônia Legal. Discorre as matérias de pauta nos três níveis de Governos, transformando reflexões e tecnologias em diretrizes de Políticas Públicas, trazendo um novo Marco Cultural de Gestão em Saúde e Economia Sócio Ambiental para o País.

Anaíza Nobre Pontes
Relações Públicas
Assessora de Imprensa
(91) 8832-0493
E-mail: anaizanobre@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário