segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pássaro Tucano leva cultura às ruas da cidade

Arte, Tradição e Cultura

Junho é um mês peculiar para muitas pessoas. Com a chegada da festa junina ainda é possível sentir o cheiro do patichouli, tomar o famoso banho de cheiro, se envolver e permitir a cultura popular e o folclore da Amazônia aflorar na pele e no saudosismo de quem o sente pela amada Belém.

Embora as manifestações populares paraense não tenham ganhado, nos últimos tempos, a devida atenção que merece, algumas iniciativas partem da população e estão espalhadas pelas ruas. O Pássaro Junino e os Cordões de Pássaros, manifestações populares típicas do Pará, ainda resistem e lutam por espaço ao longo do ano. Na época da festa junia eles ainda conseguem sair às ruas levando a arte, tradição e cultura à população. A partir do dia 6 de junho começam as apresentações do Pássaro Tucano e elas são gratuitas.

O Pássaro Tucano surgiu no bairro da Cremação, em 1927. Após a morte do seu fundador, conhecido como o ‘Seu Cipriano’, saiu do circuito da quadra junina paraense para retornar em 1981. Atualmente é coordenado pela folclorista e radialista Iracema Oliveira, que é a guardiã do pássaro e se dedica à cultura popular paraense por mais de cinqüenta anos.

Iracema Oliveira conta que herdou do pai, o folclorista Francisco Oliveira, o prazer de se envolver com as manifestações populares. Desde criança ela já convivia com os palcos e as tradições juninas. Aos 16 anos, o sonho de ser atriz foi realizado em um concurso para atuar em radionovelas na Marajoara.

Estrela do rádio, teatro, cinema e televisão, Iracema também se tornou uma forte presença no movimento cultural em Belém. Ela coordena o tradicional pássaro junino Tucano, o grupo parafolclórico Frutos do Pará e a pastorinha Filhas de Sion.

Ela é uma verdadeira e ilustre porta-voz do folclore regional. No dia-a-dia Iracema desenvolve o verdadeiro significado de valorização da cultura paraense.

Pássaros Juninos - Os pássaros juninos constituem uma forma de teatro popular presente principalmente nas manifestações das comemorações juninas, tendo como base um musical que rodeia o espetáculo. Criado por artistas populares no séc. XIX, por volta de 1877, coincidindo com a inauguração do teatro Nossa Senhora da Paz, que mais tarde viria a se tornar o Teatro da Paz, essa manifestação cultural é típica do estado do Pará.

A criação do Teatro da Paz na cidade de Belém trouxe diversos espetáculos europeus; o que fez com que Belém entrasse na rota internacional teatral. Na época esses espetáculos não podiam ser vistos por todos: apenas a elite poderia assisti-lo.

Não distantes desses acontecimentos culturais, encontrava-se a classe menos favorecida, que na ânsia por cultura e diversão conseguia maneiras de apreciar os espetáculos no teatro; quase sempre escondidos e em lugares pouco confortáveis para assistir as apresentações.

Com base nas grandes produções que compunham a programação teatral da cidade, começou um novo teatro com grandes espetáculos, voltados às classes que não podiam assistir às apresentações no Teatro da Paz como a elite o fazia. Criavam-se então, as manifestações culturais do povo, e dentre elas estavam o Pássaro Junino e Cordão de Pássaros.

Prestigie a programação do Pássaro Junino Tucano:

06/06 – Domingo

Manhã, na Praça da República (Revoada dos Pássaros)

13/06 – Domingo

Às 10h, no Teatro Waldemar Henrique

19/06 – Sábado

À noite, no Memorial dos Povos (Programação Fumbel)

20/06 – Domingo

Às 18h, no Imperial, no Jurunas

27/06 – Domingo

Às 18h, no Teatro Gasômetro

Às 20h, no Teatro Cláudio Barradas (Programação Secult)

03/07 – Sábado

Encerramento - À noite, na casa de Iracema, na Rua Curuçá, 1109.

Mais informações: http://passarotucano.wordpress.com/

Texto: Cleide Magalhães.


2 comentários:

  1. Bom dia Cleide!
    Muitíssimo obrigada pelo espaço e ajuda na divulgação de nossa agenda. O jornalismo como esse dá mesmo asas, ajudando o Tucano a voar cada vez mais alto! :)
    Incluimos o seu blog na nossa lista de links.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Eu também agradeço pela sugestão encaminhada. Disponha sempre! Vou adicionar o blog do Tucano também. Abç. Cleide.

    ResponderExcluir