Uma experiência inusitada acontecerá na sala multiuso do Centro de Articulação e Apoio da Juventude, bem mais conhecido como Casa da Juventude. O espaço será transformado em galeria de arte para receber a segunda edição da exposição “Quadrofobia”, uma experimentação da Associação Cultural Ponto de Fuga, que traz como tema o terror.
“A proposta é ambientar a sala em penumbra e dar um ar de suspense para expor ao público desenhos em quadrinhos em preto e branco”. Os desenhos foram criados por seis artistas locais e são no formato A3, contendo diversas temáticas sobre histórias de terror em quadrinhos, entre elas terá a arte regional que fala dos mitos e lendas da Amazônia. Os expositores são Luiz Cláudio, Leandro Mellem, Marcelo Silva, Anderson Bezerra, Ismael Ralado e Faeli Chaves.
O público poderá visitar a exposição entre os dias 18 e 21 de maio, em horário comercial, com entrada franca. Durante todos esses dias, depois das 18h, acontecerão exibições de vídeos seguidas de bate-papo com os participantes a respeito das temáticas audiovisuais apresentadas.
Na terça-feira (dia 18) será o vídeo “Quadrinhos de Terror no Brasil”, quarta (dia 19) “O Estranho mundo do Zé do Caixão”,
A primeira versão da exposição ocorreu há 16 anos no curso de comunicação da Universidade Federal do Pará ( UFPA). Agora, a meta é resgatar o papel da associação. “Trouxemos de volta a exposição com novidades. Essa será uma grande ocasião para resgatarmos as ações da associação e chamarmos atenção do público para conhecer nosso trabalho, que é voltado para outros projetos envolvendo variadas linguagens artísticas. Estamos abertos a novas adesões como a de colecionadores, pesquisadores, produtores culturais, entre outros que gostem da ideia e queiram direcioná-la para suas atividades “, ressalta Luiz Cláudio, membro da associação.
Associação – A Associação Cultural Ponto de Fuga foi criada em 1991. Ponto de Fuga é uma regra no desenho e quer dizer o ponto de onde o desenho se origina. Ela é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos. Entre vários objetivos, se destacam a organização, difusão e estímulo aos grupos locais que trabalhem a linguagem das histórias em quadrinhos, e a promoção de ações que possibilitem o debate e a troca de experiências e a divulgação da produção de roteiros e fanzines combatendo o preconceito com a arte em quadrinhos e demonstrando o potencial da mesma no campo artístico e cultural.
Na fase de criação do Ponto de Fuga, a organização acontecia nas dependências da Fundação Curro Velho e Casa da Linguagem. Depois, a associação reunia-se e atuava como membro do Espaço Resistência Cultural, na Morada da Arte, no bairro da Campina, esta servindo de ponto de encontro por algum tempo. Hoje, o grupo ainda não dispõe de sede própria, mas conta com endereço provisório no Distrito de Icoaraci e realiza reuniões mensais. Contatos: 91 – 8844 0427 ou fanzineiro@hotmail.com.
Oficina - Paralelo à exposição Quadrofobia II, a CASA da Juventude realizará a oficina de desenho básico, das 8h às 12h, com 25 jovens já inscritos da Região Metropolitana de Belém. A oficina terá como instrutor Luiz Cláudio, que há 18 anos se voltou para a arte educação. “A oficina repassará noções de anatomia, proporção, luz e sombra que ajudarão as pessoas que têm ou não conhecimento em desenho a desenvolverem paisagens, ilustrações, quadrinhos e outras coisas mais. Ao final, produziremos um fanzine, revista artesanal em formato experimental, sobre temáticas livres elaboradas pelos participantes”, explica o instrutor.
A iniciativa faz parte do projeto Oficina Cultural, que todos os meses oferece diversas ações gratuitas aos jovens. “O objetivo é propiciar aos jovens a experimentação dessas linguagens, proporcionando o autoconhecimento, a construção de identidade e a apropriação dos bens culturais”, destaca a coordenadora geral da Casa da Juventude, a professora Nádia Brasil.
As principais técnicas de pintura utilizadas nos desenhos serão nankin (usada no desenho em preto e branco) a pincel, a caneta e a serigrafia, além de nankin com acrílica e mista – nankin e aquarela.
Serviço - Exposição Quadrofobia II, de 18 a 21 de maio, em horário comercial. Exibição de vídeos e bate-papo, às 18h. Entrada franca. A Casa da Juventude é mantida pelo governo do Estado e fica na Avenida Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur. Mais informações: 91 – 3223 3437.
Texto: Cleide Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário