sábado, 15 de maio de 2010

Bettina Ferro realiza Mutirão da Catarata

Saúde

Quem sentir dificuldade para enxergar com nitidez e vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos pode procurar o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), para participar da triagem de catarata, no dia 22 de maio, das 7h às 10h. Esse será o primeiro passo do Mutirão da Catarata, que será seguido pelas fases pré e pós-operatórias. O objetivo é atender 600 pessoas acima de 60 anos de idade e que nunca operaram da doença.

A ação faz parte da comemoração em homenagem ao Dia do Oftalmologista, ocorrido em 7 de maio. Para participar, basta levar no dia da ação os documentos originais de registro geral, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas caso não tenha este último não há problema.

O coordenador do Mutirão da Catarata, Frederico Lobato, que é médico cirurgião e clínico do hospital, esclarece que a triagem selecionará somente as pessoas que têm catarata e não envolverá prescrição de óculos ou diagnóstico e tratamento de outras doenças oculares. “As pessoas que passarem pela triagem e tiveram catarata serão encaminhadas para o processo pré-operatório, seguido da cirurgia e fase pós-operatória. Para isso, o Hospital Bettina possui equipe multiprofissional experiente e métodos modernos como a utilização do aparelho de facoemulsificação”, garante o médico.

O único tratamento para catarata é o cirúrgico. A cirurgia é segura, rápida e feita sob anestesia local - é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida. Os resultados são animadores e a recuperação, rápida. No Bettina os procedimentos acontecem sempre no ambulatório e não requerem internação dos pacientes, que ficam em observação no Hospital Dia, dentro do próprio Hospital Bettina, e voltam para casa algum tempo depois da cirurgia. Um pouco mais tarde, eles retornam para acompanhamento médico.

Catarata - A catarata é confundida por muitas pessoas com o pterígio, conhecido popularmente como "carne crescida". Mas a catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem). No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos, o que compromete a visão. “A catarata é inevitável, pois é um processo natural de envelhecimento. Algumas doenças oculares aceleram a progressão da catarata e esta pode deixar a visão tão embaçada que pode causar a cegueira funcional. Por isso, é importante a pessoa fazer consulta com especialista pelo menos uma vez ao ano”, alerta Frederico.

Serviço - Triagem de catarata no Hospital Bettina, voltado às pessoas que tenham acima de 60 anos e que nunca tiveram a doença. Dia 22 de maio, das 7h às 10h. Para participar, basta levar os documentos originais de registro geral, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas caso não tenha este último não há problema. O Bettina fica no Campus IV da UFPA. Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá (com acesso pela Avenida Perimetral, na Terra Firme).

Texto: Cleide Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário