sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Últimos dias para visitar o 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia

Nos últimos dias de programação, o Salão Internacional de Humor da Amazônia oferece ao público, gratuitamente, sessões de caricatura com dois grandes caricaturistas paraenses. Neste sábado, 25, João bento marcar ponto no Espaço São José Liberto, a partir das 18h. No domingo, encerramento do evento, será a vez de J. Bosco.

João Bento nasceu em Belém Pará, é formado FAPAN, no curso gestão em Marketing e trabalha atualmente com o Programa Mais Educação, incentivando os alunos das escolas públicas Celina Anglada e Humberto de Campos no Guamá, a arte e do humor gráfico.

Seus trabalhos estão espalhados pela cidade como as caricaturas do "Bar Boêmio", na Doca e o mural da Fundação Tancredo Neves, assim como no camarim das estrelas do Teatro Margarida Schiwazzappa.

Seu último livro ilustrado, foi "Um Caboclo Enrolado, um Jumento empacado, um Cachorro aloprado", lançado este ano pela escritora Bela Pinto de Sousa,

No momento, além de estar participando do Salão de Humor, com trabalhos em exposição e fazendo caricaturas do público, ele trabalha na ilustração do livro do escritor Walcyr Monteiro, sobre temas natalinos.

Já o cartunista J. Bosco, é jornalista, ilustrador, caricaturista e chargista de O Liberal, onde publica as tiras "Colarinho pão e vinho", "Capitão feijão" e "Mundo cão".

Possui vários prêmios nacionais e internacionais em salões de humor, cinco livros editados. Tem trabalhos publicados nas revistas Veja, Você SA, Semana, Imprensa, Focus e ilustrou livros didáticos das editoras Scipione, Saraiva, ÁTICA e FTD.

Sua primeira exposição individual aconteceu em 2008, com trabalhos de caricaturas de empresários paraenses. Intitulada "Cara e Coroa" reuniu um total de 60 peças. E ele repetiu a dose no ano seguinte. A 2ª edição de "Cara&Coroa" trouxe mais 86 caricaturas.

Caricaturas chamam atenção - Além das sessões ao vivo, o público que visitar o salão até esse domingo, poderá conferir o que há de melhor do humor gráfico no país, com participação ainda de cartunistas de outros 32 países.

São mais 150 trabalhos, entre caricaturas, cartuns ecológicos, de temas livres e ainda uma sessão especial com 10 caricaturas em homenagem ao jornalista Euclides “Chembra” Bandeira, irmão do cantor Walter Bandeira, também falecido no ano 2000.

O espaço dedicado à caricatura, aliás, é um ponto alto do salão. Estão em exposição caricaturas de diversos artistas e personalidades como do escritor Prêmio Nobel, José Saramago, da artista mexicana Frida Kalo, do grupo Rolling Stones, Madre Teresa de Calcutá, caricatura vencedora do salão nessa categoria, do ex-Trapalhão Zacarias e muito mais.

De acordo com o cartunista Edgar Vasques, um dos maiores desenhistas e especialistas em cartum do Brasil, as caricaturas chamam atenção por seu estilo mais artístico.

“A caricatura evoluiu enormemente no Brasil nos últimos 15 anos. Há desenhistas maravilhosos que começaram a desenvolver linhas diferentes. Há aquelas minimalistas, em que o cara faz dois risquinhos e pronto, mas tem outras que de tão detalhadas mostram até as rugas da cara do sujeito. É visualmente uma festa a parte da caricatura. Por isso, o desenho necessariamente tem que ser bom”, diz ele que foi presidente do júri do 3° Salão.

Inovação - Este ano, o Salão Internacional de Humor da Amazônia inovou ao abrir as inscrições para vídeos de 60 segundos com o tema “Ecologia”.

Uma pena que a procura foi rara, apenas quatro vídeos foram inscritos para a mostra competitiva Minuto do Planeta, que aconteceu no último sábado após a palestra sobre a utilização de quadrinhos em sala de aula, ministrada pelo cartunista José Alberto Lovetro, no Instituto de Artes do Pará.

Mesmo assim, a organização do evento resolveu fazer a exibição de todos e consumar também a premiação de R$ 1.000,00 aos vencedores. Ganhou em 1º lugar, a animação “Ação e Reação” do diretores Mário Fernandes Aires, Julio Cesar Santos de Oliveira, Pedro Rogério da Silva Batista e Carlos Alberto Ribeiro Junior, de Belém do Pará.

“Resolvemos manter a premiação, pois assim estaremos incentivando a maior participação no ano que vem”, disse Biratan Porto, criador e coordenador do evento.

Na comissão julgadora estavam o cartunista Jal, o diretor de animações, Cássio Tavernard (Festa na Pororoca e Rapto do Peixe Boi) e Márcia Macêdo (Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia).

Os outros vídeos inscritos foram: “Curupira”, de Panmella Araújo, também do Pará; “De ban da da”, de Ney Ricardo da Silva, do Estado do Acre e “No future”, de Franscisco Carlos Campos Costa, do Estado do Ceará.

A realização do 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia é da Central de Produção – Cinema e Vídeo na Amazônia, com patrocínio da Oi, através da Lei Semear, com apoio cultural Oi Futuro, Sol Informática e do Hilton Hotel, via Lei Tó Teixeira. O apoio institucional é do Espaço São José Liberto e do Instituto de Artes do Pará.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-Feira, 24

9h - Visita dos alunos da Escola Ruy da Silveira Britto, do bairro do Marco

Sábado, 25

18h - Caricatura ao vivo com o caricaturista João Bento

Domingo, 26

18h – caricatura ao vivo com J. Bosco

22h - Encerramento do Salão

Veja quem venceu este ano

TEMA ECOLOGIA

1º Lugar – Arvore Suicida – Vilanova – Brasil (RS)

2º Lugar – Impressora – Boligán – México

Menção Honrosa – Pinguin No Cinema – Waldez – Brasil (Pa)

TEMA LIVRE

1º Lugar – Ventríloquo Suicida – Leslie – Espanha

2º Lugar – Múmia Silicone – Casso – Brasil (Pa)

Menção Honorosa - Cães Osso – Waldez – Brasil (Pa)

CARICATURA

1º Madre Tereza – Joseph -Argentina

2º– Chet Baker – Dalcio Machado – Brasil (Sp)

Menção Honrosa – The Rolling Stones – Zeco Rodrigues (Zr) – Brasil (SP)

VÍDEO – MINUTO DO PLANETA

Vídeo “Ação e Reação” - Mário Fernandes Aires, Julio Cesar Santos de Oliveira, Pedro Rogério da Silva Batista e Carlos Alberto Ribeiro Junior (Pa).

Fonte: Holofote Virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário