sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Museu do Círio é reinaugurado no dia do aniversário de Belém

Tradição, Memória e Cultura

No p
róximo dia 12 de janeiro, data em que Belém completa 394 anos de fundação, será reinaugurado o Museu do Círio, que reabre suas portas com um novo espaço, no qual a população paraense terá a oportunidade de ficar bem perto de todos os momentos do Círio e de seus elementos iconográficos. Além da reformulação expográfica, o museu inicia o ano com nova iluminação, horário de visitação e novo sistema informatizado.

Pelo seu rico acervo dedicado ao resgate, conservaçã
o e divulgação da memória da maior manifestação religiosa e popular do Estado do Pará, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o museu, que compõe o Sistema Integrado de Museus e Memoriais, retorna como mais um presente para a cidade, que tem a sua manifestação religiosa registrada como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O museu apresenta em sua composição objetos que trazem à tona a história do Círio de Nazaré em seus diversos aspectos: religioso, social, econômico, cultural e antropológico, sendo que o acervo é composto por 1.600 peças no acervo e outras 1.200 peças avulsas.

Durante a visitação, o público perceberá o projeto expográfico de revitalização, que utiliza m
ídias eletrônicas e imagens fotográficas mostrando a festividade hoje, sem esquecer o passado. O projeto possui um lado educativo mostrando aos estudantes a importância da cultura que é manifestada no Círio de Nazaré, com vídeos da festa, a história, a lenda, as artes com o miriti, com a cera, a Festa da Chiquita, o Arraial do Pavulagem e o Parque de Diversão, proporcionado um espetáculo de cores e sons dessa grande festa religiosa.

Segundo o diretor do museu, Jeam Carlos Lopes, a reformulação expográfica atende às recomendações do Iphan, quando declarou o Círio como pat
rimônio nacional. “O museu atende esse aspecto antropológico e histórico do Círio, dentro da realidade cultural amazônica em que está inserido o Círio de Nazaré”, explicou. “O que a exposição do museu pretende é mostrar que o Círio, além de uma manifestação religiosa, é uma manifestação do povo, seja na cultura, na culinária, e nas relações sociais do povo paraense”.

Pontão de Cultura - Em 2007, o museu foi selecionado como Pontão de Cultura do governo federal, através do convênio celebrado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura (Minc), tendo a Secult como proponente. Assim, o espaço, através do Pontão “Acorda”, passou a promover ações de inclusão social c
om adolescentes e jovens de 14 a 25 anos, para produzir e divulgar a cultura partindo daquilo que é elemento motivador da sua existência: a história viva da festa de Nazaré.

O projeto "Acorda" promove ações em vários munic
ípios do Estado onde existe a festividade de Nossa Senhora de Nazaré e tem como objetivo a capacitação de agentes culturais, promover a geração de renda e inclusão social, difundir a festividade do Círio de Nazaré na capital e nos municípios paraenses, além divulgar o Museu do Círio como centro de referência da festividade nazarena.

Serviço - Inauguração da nova exposição permanente do Museu do Círio. Dia 12 de janeiro, às 17 horas, no Museu do Círio, que fica no casario da rua Padre Champagnat s/n, bairro Cidade Velha. A exposição é uma realização do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) - Sistema Integrado de Museu e Memoriais (Sim) e Museu do Círio.

Fonte: Agência Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário