Audiovisual
Belém será a quarta região do país integrada ao processo de deslocamento e itinerância do projeto Piratão: Vide Convergências, que acontecerá nos próximos dias 09 e 10, na praça da República. O evento é uma realização do coletivo Filé de Peixe, que conta com apoio da Faculdade de Artes Visuais do ICA/UFPA.
O Piratão: Vide Convergências é contemplado pelo programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, a partir do contraste potencializado pela triangulação entre artistas e pensadores do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. O projeto quer ampliar a percepção crítico-analítico das iniciativas desenvolvidas em cada um desses locais, bem como gerar troca de experiências e de estratégias empregadas para se produzir e difundir bens artísticos voltados para o campo audiovisual.
Há seis meses o projeto já passou pelo Rio de Janeiro (RJ), no Viradão Carioca e na inauguração do Museu da Maré; Porto Alegre (RS), na Desvenda - Feira de Arte Contemporânea; e Recife(PE), no SPA das Artes 2009.
O interesse do coletivo Filé de Peixe é conhecer de perto as organizações audiovisuais de Belém, seus agentes culturais, os artistas locais envolvidos na produção e difusão de vídeos e filmes, vislumbrando a troca de experiências e de estratégias empregadas para se produzir e difundir bens audiovisuais, buscando uma aproximação capaz de gerar intercâmbio e inserção da produção videoartística nas atividades cineclubistas paraenses, bem como incorporação da produção de vídeo local ao projeto.
Quem quiser pode doar seus vídeos para o projeto. Basta gravá-los em um DVD e levá-los ao coletivo. Para conhecer mais sobre o Piratão: Vide Convergências acesse: http://www.youtube.com/watch?
Texto: Divulgação
Edição de texto: Cleide Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário