segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mais novo cineclube do Pará inaugura com filme sobre Landi

Audiovisual

No próximo dia 14, às 19h, será inaugurado o “Cine Na Memória”, projeto do Museu da Imagem e do Som, que conta com o apoio do Centro Técnico Audiovisual – CTAv. Na estréia, será exibido “O arquiteto régio do Grão Pará – Landi”, película de 1978 dirigida por Mário Carneiro, e que será debatido em seguida por representantes do IPHAN, Fórum Landi, DPHAC, entre outros.

O tema Memória é pouco debatido na sociedade em geral. Mesmo no meio acadêmico ele ainda não é discutido de forma salutar. Visando ampliar a discussão e a percepção da importância do tema, o Museu da Imagem e do Som do Pará lança o projeto Cine Na Memória.

O projeto pioneiro consiste em criar exibição quinzenal no mini-auditório do MIS, onde serão exibidos filmes de produção retroativas a década de 80, criando assim espaço específico para exibição de material de acervo tanto deste Museu quanto de outros acervos, disponibilizando para profissionais da área de museologia, musicologia, professores universitários, acervo, pesquisa, realizadores de audiovisual e público em geral.

Para complementar a ação, será composta mesa de debate nas mais diferentes abordagens e com convidados especiais visando uma fruição do tema e possibilitando assim uma abordagem importante do tema Memória.

Na estreia do Cine Na Memória, a mesa que será composta logo após a exibição e terá como tema “Landi e a Cidade”, em comemoração ao aniversário de Belém, e será composta por Maria Dorotéa de Lima da Superintendência do IPHAN no Pará, Elna Trindade, arquiteta do Fórum Landi, Lélia Fernandes, historiadora e Diretora de Patrimônio do DPHAC e José Julio Lima, arquiteto.

Storyline do documentário

O filme narra a vida e a obra do arquiteto italiano Antônio José Landi, que chegou em Belém do Pará em 1753. Influenciado pelos estilos neoclássico e barroco, ele alterou a arquitetura da cidade. O curta mostra o Palácio do Governo, a Igreja da Matriz e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Duração: 21 minutos.

Mais informações sobre Mário Carneiro (foto acima):

http://www.cenaporcena.com.br/entrevista9.asp

Serviço - Inauguração do projeto Cine Na Memória. Dia 14 de janeiro, às 19h, no mini-auditório do Museu de Arte Sacra, na rua Padre Champagnat, s/n, na Cidade Velha. Assista o vídeo de divulgação no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=z4Cs1GR_8vQ

Contatos – Paula Macêdo, diretora do Museu da imagem e do Som Pará (8892-9592), e Afonso Gallindo, coordenador de audiovisual do MIS Pará (9143-5111). O MIS fica na rua Padre Champagnat, s/n, na Cidade Velha, em Belém. Fone/Fax: (91) 4009-88. E-mail: mis.para@gmail.com

Texto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário