quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Grupos de Teatro e Dança reúnem com Diretor da Funarte

Teatro e Dança

Grupos de teatro e dança estarão reunidos em Belém, no dia 15 deste mês, para a Assembleia Setorial de Teatro e Dança do Pará, onde serão discutidas as estratégias de implementação do Plano Nacional de Cultura para o segmento na região, e também eleitos os delegados do estado para a II Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em Brasília, de 11 a 14 de março. A Assembleia acontecerá na Escola de Teatro e Dança da UFPA, de 8h às 18h. As inscrições poderão ser feitas até dia 15 de janeiro, sem custos, no SESC e IAP. A ficha de inscrição e as instruções para a inscrição on-line estão disponíveis no blog do IAP (http://www.iap.pa.gov.br/blog).

Devido sua importância para a conclusão das etapas de acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Cultura, proposto pelo MinC, o evento contará com a presença do Diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Marcelo Bones, entre outros representantes de instituições, esfera estadual e sociedade civil, com o intuito de discutir as estratégias de políticas públicas de cultura para a região e a participação da classe artística diante das novas frentes de articulação no setor. A Assembléia conta com o apoio institucional do Banco da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Instituto de Artes do Pará, SESC, SESI.

O encontro é também parte de uma ampla programação organizada pela classe artística local, que visa facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes desses artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais. “Pretendemos reunir o maior número possível de artistas e chamar a atenção ao futuro das políticas culturais da Amazônia em teatro e dança, que sempre padeceu de recursos e necessita de uma articulação integrada da categoria”, afirma Wlad Lima, integrante da Comissão Organizadora do evento.

Além da programação no dia 15, haverá previamente uma vídeo-conferência com o Diretor Marcelo Bones, no dia 14, para esclarecimentos acerca do Sistema Nacional de Cultura; como também uma reunião presencial da rede social Teatro da Floresta, criada pela Profª. e Pesquisadora Wlad Lima e que reúne mais de 400 artistas da Amazônia conectados via web. “Nossa idéia é que, após a Assembléia, um grande movimento de ocupação territorial da categoria de teatro e dança seja instaurado na cidade, para mostrar nossa mobilização e presidir a Abertura do Fórum Permanente de Teatro e Dança, que pretendemos realizar no dia 18 como a conclusão de nossas articulações”, reitera Wlad.

Serviço - Assembleia Setorial de Teatro e Dança do Pará. Dia 15 de janeiro, das 8h às 18h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA. Inscrições abertas até dia 15 no Sesc e no IAP. Para a inscrição on-line, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no blog do IAP (http://www.iap.pa.gov.br/blog) e enviar para o e-mail teatroedancaiap@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO

Assembléia Setorial de Teatro e Dança do Pará

8h – 9h – Credenciamento de Participantes.

9h – Abertura (Teatro Universitário Cláudio Barradas). Estarão presentes na mesa:

• Marcelo Bones (Diretor do Centro de Artes Cênicas da FUNARTE)

• Delson Cruz (Representante Regional do Ministério da Cultura)

• Ailson Braga (Diretor do Sistema Integrado de Teatros – SIT)

• Waldete Brito (Representante da Região Norte no Colegiado Setorial de Dança)

• Paulo Ricardo (Representante da sociedade civil em teatro)

10h – Palestras seguidas de Debate: Marcelo Bones “O papel dos colegiados de teatro e dança do Plano Nacional de Cultura” e Marcelo Dantas "O Plano Nacional de Cultura"

11h15 – Leitura e finalização do Regimento da Assembléia;

12h – Aprovação do Regimento;

12h30 – ALMOÇO

13h30 – Retorno da Assembléia: inicio dos GT’s.

15h30 – Plenária Setorial (teatro e dança);

17h30 – Plenária Geral (teatro + dança);

18h – Encerramento.

Texto: Adelaide Teixeira – Etdufpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário