domingo, 8 de novembro de 2009

Em cartaz no cinema de Salvador documentário sobre Mestre Verequete


Arte e Cultura

Está em cartaz no cinema do Museu de Arte Moderna e Salvador (MAN) o documentário sobre o Mestre Verequete. A produção audiovisual desenvolve-se em Belém do Pará e mostra a trajetória obstinada de um afrodescendente uma herança cultural, a dança do carimbó.

É sensacional o modo como Mestre Verequete combateu, lutou e venceu a luta para preservar a dança, a qual foi proibida e excluída das manifestações populares, por meio de decreto municipal.
O documentário tem provocado discussões e reflexões nos movimentos negros locais e até nos meios universitários. Ele mostra como os terreiros de candomblés foram e são importantes, lutando ao lado do Mestre Verequete para preservar a dança do carimbó.

Entretanto, o documentário deixa um enigma, Mestre Verequete era um Ogan (chefe espiritual supremo nos terreiros de candomblés)?

Quem sabe nós belenenses não podemos ajudar a desvendar este enigma?! ...

Verequete - Após seis dias de internação, o músico Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, morreu na tarde de terça-feira (03/11), no Hospital Barros Barreto, em Belém. Verequete não resistiu ao quadro de pneumonia e infecção respiratória. Ele estava no Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde domingo (01/11) e respirava com a ajuda de aparelhos. O músico estava com 93 anos.

A história do Rei do Carimbó

Uma jovem chamou Augusto Gomes para conhecer um batuque no bairro da Pedreira. Em meio a roda, o pai de santo cantou 'Chama Verequete' e a partir daí Augusto decidiu trocar de nome e então surgiu o Mestre Verequete. Mas se engana quem pensa que foi apenas aí que o carimbó começou a fazer parte da sua vida. Aos três anos de idade, no mesmo ano em que sua mãe morreu, Verequete se mudou com seu pai, Antônio José Rodrigues, para o município de Ourém, desenvolveu os primeiros passos do ritmo que no futuro seria mestre: o carimbó.

Mestre Verequete nasceu no município de Quatipuru, na região bragantina, nordeste do Pará, e com esse apelido acabou ganhando fama e respeito, sendo cosiderado o 'rei dos tambores', um pícone da cultura regional.

Ao longo da carreira, gravou dez discos e quatro CDs. Uma produção que lhe rendeu o Prêmio Mestre Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura.O 'Rei do Carimbó' teve sua história contada no filme 'Chama Verequete', nome de uma de suas músicas mais conhecidas. A produção foi a vencedora do Kikito de Ouro na categoria curta metragem no Festival de Gramado, um dos mais reconhecidos festivais de cinema do país. Em Brasília, Verequete recebeu do governo federal o título de Comendador da República.

Mas o reconhecimento, que veio tardio, não lhe trouxe a saúde de volta. Durante sua trajetória, Mestre Verequete jamais viveu somente de seu trabalho como artista. Para sobreviver, muitas vezes, ele teve que vender churrasquinho na porta de sua casa, na periferia de Belém. Agora, já em outro universo, ele receberá mais e mais homenagens. Sua imagem de homem simples, chapéu na cabeça, sempre, além de sua voz firme e um olhar encantador e profundo, vai ficar para sempre na memória do paraense.

O Velório

Uma das últimas homenagens ao Mestre Verequete, foi prestada no Theatro da Paz. O público também pode se despedir de Augusto Gomes Rodrigues, nome de batismo do ícone da cultura paraense, no espaço foyer do Theatro. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o velório aconteceu durante toda a madrugada.

Verequete morreu em decorrência de uma pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Ele sofreu infecção generalizada e respirava com a ajuda de aparelhos. O enterro foi realizado no cemitério Parque das Palmeiras.

“O carimbó não morreu. Está de volta outra vez. O carimbó nunca morre quem canta o carimbó sou eu", como ele já dizia. A cultura popular é isso, ela nunca morre, está guardada em cada um de nós, e o poeta, o compositor muito menos; suas palavras ficam e se difundem para sempre em nosso coração e nossa mente. E Verequete é isso e muito mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário