quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Che 2 - A Guerrilha até domingo, no Centur

Arte e Cultura

Che 2 - A Guerrilha, a segunda parte da cinebiografia de um dos maiores ícones da política internacional chega agora ao Cine Líbero Luxardo, com exibições de 26 a 29 de novembro.

Após o sucesso da Revolução Cubana, quando Ernesto “Che” Guevara junto a Fidel e Raul Castro derruba a ditadura de Fulgencio Batista em Cuba, uma nova empreitada se apresenta à vida do guerrilheiro. Nela, o ex-médico argentino diante da necessidade de promover mudanças sociopolíticas em toda a América Latina segue para Bolívia.

O ator porto-riquenho Benício Del Toro interpreta novamente Guevara que tinha como compromisso principal de vida o de lutar contra o imperialismo norte-americano. Para seguir a luta, Che parte de Cuba deixando para trás cargos administrativos, luxos e regalias por uma excursão difícil que levaria a sua morte.

À Bolívia, ele chega com passaporte falso e o nome de Ramon. A partir daí, apoiado por um grupo de revolucionários argentinos e bolivianos, Che recruta outros guerrilheiros e passa a articular um plano para a derrubada do governo local ditatorial e corrupto. Passam-se 341 dias de fome, traições internas, doenças e riscos de uma campanha fracassada.

No dia 8 de outubro de 1967 Che é capturado. Sua execução vem no dia seguinte. Novamente, a atuação de Del Toro ganha destaque pela força que imprime a personagem. No elenco, há participações de Matt Damon, Lou Diamond Phillips (o Ritchie Valenz de La Bamba), Catalina Sandino Moreno (Maria Cheia de Graça) e Rodrigo Santoro (rápida aparição como Raul Castro).

Esta continuação do primeiro longa também tem a direção de Steven Soderbergh, elogiado por ter contado a história de forma clara e imparcial apesar de ter utilizado um roteiro baseado nos diários do próprio Che. “Che 2 - A Guerrilha” foi lançado em 2008, tem duração de duas horas e 15 minutos. Teve como título original, “Che: Part Two”. A fotografia também é assinada por Steven Soderbergh. Mais informações sobre a película no site oficial: http://www.cheofilme.com.br/

Serviço - Che 2 – A Guerrilha, de 26 a 29 de novembro, às 19h30, no Cine Líbero Luxardo, Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650. Ingressos: R$5,00 (com meia). Informações: (91) 3202-4321.

Fonte:
www.guiart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário