quarta-feira, 24 de março de 2010

Sexta-feira árabe no Sinergia Cultural da Unipop

Arte e Cultura

O primeiro Sinergia Cultural de 2010 propõe um mergulho no universo das práticas performáticas dos descendentes de libaneses em Belém do Pará. Na palestra-espetáculo “Brasileiramente, árabes!”, a atriz e pesquisadora Karine Jansen, professora da ETDUFPA, apresenta o seu mais novo processo de criação, contemplado com o prêmio Miriam Muniz de Teatro da Funarte. O encontro ocorre dia 26 de março, às 19h, no Porão Cultural da Unipop.

O espetáculo foi produzido a partir de um projeto de pesquisa baseado em entrevistas sobre as histórias de vida de descendentes de libaneses que moram na cidade das mangueiras. Ao longo da pesquisa, os próprios descendentes, na ânsia de oferecer maiores informações sobre a memória do seu povo, passaram a enviar à pesquisadora cartas preciosas sobre a história dessa comunidade.

“Essas cartas carregam uma multiplicidade de informações, sentimentos e sensações e constituem, sobretudo, rico material para os criadores da cena. Nelas, encontramos referências a imigração das famílias árabes que desembarcaram no Brasil, por volta do século XIX e início do século XX, por motivações políticas ou econômicas, bem como identificamos em relatos algumas ações e técnicas trazidas pelos libaneses e repassadas aos descendentes. O que chamamos na pesquisa de práticas performáticas”, avalia Karine.

De posse desse material, a pesquisadora, junto de Maridete Daibes, Larissa Latif e Wlad Lima, todas com descendência libanesa, iniciou o trabalho cênico que se mostra um exercício diário de percepções e associações de imagens. “Ao longo dos encontros, atores e direção exploraram objetos cênicos e atribuíram a eles simbologias, relacionadas às informações adquiridas ao longo da pesquisa”. Para as intérpretes-criadoras, explorar cenicamente essas cartas, narrativas e contos é trazer ao palco a possibilidade de revelar as relações culturais estabelecidas em Belém e no estado do Pará, que contribuem para a formação da nossa história e, conseqüentemente, da nossa identidade. As cartas estão disponíveis no blog http://brasileiramentearabe.wordpress.com

E por quê vincular a pesquisa acadêmica à produção de um espetáculo? A primeira resposta, para o grupo, está ligada à identidade das pesquisadoras, que são profissionais de teatro, algumas delas ligadas à Universidade, como Karine Jansen e Wlad Lima, integrantes do Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas da Amazônia – PACA, cadastrado no CNPq. A partir disso, o objetivo do processo de pesquisa e montagem torna-se um discutir e um revelar -inclusive no palco- as relações culturais estabelecidas na cidade Belém e no Estado do Pará, na construção de sua história, identidades e culturas.

“Acreditamos que contribuímos neste projeto com a memória da cidade e do país ao revelar camadas culturais de pouca visibilidade social, além de acrescentar um olhar diferente para as culturas árabes e paraense. Pois, se a cultura árabe está exaustivamente exposta na mídia e relacionada a conflitos políticos, econômicos e religiosos, a cultura paraense, muitas vezes, está aprisionada em estereótipos incapazes de indicar a sua complexidade e diversidade, tornando pouco conhecida, até mesmo dos paraenses”.

SINERGIA CULTURAL
Toda última sexta-feira do mês, o Instituto Universidade Popular (UNIPOP) convida a comunidade a entrar em contato com um novo processo de criação artística através do Sinergia Cultural, sempre às 19h. A UNIPOP fica na avenida Senador Lemos, nº 557, próxima à Praça Brasil. Para mais informações, ligar para 3224-9074 ou 32231083.

ESTREIA
O espetáculo “Brasileiramente, árabes!” estréia no Teatro Cláudio Barradas no dia 31 de março e será apresentado, sempre de quarta-feira à domingo, até o dia 11 de abril, às 21h.
Foto de DIVULGAÇÃO (Sugestão: A atriz Maridete Daibes traz à cena a trajetória dos seus familiares).

CONTATO:
Felipe Cortez - Grupo de Teatro da Unipop
(91) 8212-9182
Amazônia Universal Teatro do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário