quarta-feira, 10 de março de 2010

Espetáculo Águas de Mariana está em cartaz no Teatro Cláudio Barradas

Arte e Cultura

Um mergulho nas Terras da Encantaria, por meio de pesquisas acadêmicas realizadas em casas de Tambor de Mina e Candomblé Angola na cidade de Belém sobre a performance da entidade Dona Mariana, Princesa Turca Encantada, mas que também se manifesta como Marinheira e como Arara Cantadeira.

Esse pequeno trecho pode levar o público a recordar da encenação que assistiu no espetáculo Águas de Mariana, que depois do recente sucesso de bilheteria obtido no Teatro Experimental Waldemar Henrique, está em cartaz no Teatro Universitário Cláudio Barradas, no sábado (13) e domingo (14), às 20h.

Segundo Keila Sodrach, atriz do espetáculo, o público terá mais uma oportunidade de prestigiar a encenação dramatúrgica que tem encenação voltada para narrativa mítica e às performances corporal e vocal de Dona Mariana que no espetáculo será interpretada por duas atrizes, que assumem manifestação da entidade. Além de Keila, o elenco traz a atriz Lú Maués.

A Encantada possui uma profunda relação com o mar e suas águas, com as areias do mar e com a mata elementos que simbolizam e caracterizam cada manifestação da encantada: Princesa Turca (terra), Marinheira (água) e Arara Cantadeira (mata).

A encenação nesse entrelaçamento entre teatro e prática ritual da religião afro dialoga com diferentes estéticas cênicas e justapõe outras linguagens artísticas como a dança contemporânea, a audiovisual (vídeos e fotos), a música (canto e percussão) e as artes plásticas (instalação de luz). “Construímos uma dramaturgia da cena muito recorrente atualmente, que é a apropriação de diferentes meios artísticos para constituir um todo cênico que prima pelo experimentalismo e o hibridismo entre as artes”, informa Keila Sodrach.

Ficha Técnica

Marianas
Keila Sodrach & Lú Maués

Encenação e Direção – GeMtE
Aníbal Pacha - Consultoria Cênica e Concepção de figurino
Edson Santana - Direção musical (percussão e efeitos sonoros).
Guilherme Repilla - Preparação Corporal
Emerson de Souza - arte, filmagem, fotografia e vídeos.
Iluminação – Milton Aires
Maquiagem – Cláudio Didima
Cenário – Mauricio Franco
Neuton Chagas - Design de luz
Desenho - Francisco Leão
Preparação vocal – Vilma Monteiro
Sheila - Confecção de figurino

Produção
GeMtE

Apoio Cultural
Secretaria de Cultura do Pará (Secult), Prêmio Cláudio Barradas de Teatro de Fomento as Artes Cênicas – 2008, Sistema Integrado de Teatro (SIT), Associação Cultural Afro Brasileira de Oxaguiã – ACAOÃ, Rudembo - Axé di Jaciluango e Ná Figueiredo.

Realização: GeMTe.

Águas de Mariana
Em cartaz no Teatro Universitário Cláudio Barradas, dias 13 e 14 de março. Ingressos a R$ 10,00 com meia entrada. Quem for com roupa toda branca paga meia entrada. O teatro fica na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com Dom Romualdo de Seixas, no Umarizal. Mais informações: 91 – 8162 3128 (Keila).

Texto e fotos: Divulgação.

Edição: Cleide Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário