domingo, 7 de março de 2010

Projeto de dança faz conexão entre artistas do interior do Estado

Arte e Cultura

Conectar dançarinos do interior paraense com a cena de Belém visando o seu aperfeiçoamento técnico. Eis a primeira ação do Conexão Dança, projeto que a Companhia de Investigação Cênica desenvolverá em 2010. Em seu terceiro ano, o grupo vai se concentrar no aprimoramento técnico e na troca de informações, demandas que crescem tanto na capital quanto nos demais municípios do Pará.

Nas cidades paraenses por onde passou, o coreógrafo e diretor da Companhia, Danilo Bracchi, encontrou vários talentos das danças folclóricas regionais, danças de rua, academias de Ballet, etc. Nestas oportunidades, percebeu um anseio comum a todos estes bailarinos: ter experiências de aprendizado na capital.

Por isso, a primeira etapa do projeto Conexão Dança vai possibilitar a vinda de um jovem bailarino (a) do interior do Estado do Pará à Belém, para estagiar durante três meses e vivenciar a prática de investigação do grupo de dança contemporânea.

Cortada pela rodovia Transamazônica, a cidade de Itaituba, no oeste paraense, receberá a primeira audição do Conexão Dança nos dias 13 e 14 de março, em horário e espaço a confirmar. A audição será coordenada por Danilo Bracchi e France Moura, atriz e especialista no método Pilates. O bailarino (a) selecionado (a) estará por três meses com os intérpretes da Companhia, cursando aulas e ensaiando o espetáculo “taobonitodetaofeio”, para uma temporada no Teatro Cláudio Barradas, no mês de maio, em Belém.

As aulas também serão abertas e gratuitas para artistas do Pará, tendo sempre seis vagas disponíveis todos os dias. Isto resulta da busca da própria Companhia pela regularização das suas aulas e pela sua afirmação como meio de troca de informações técnicas para intérpretes das artes cênicas na Amazônia, região brasileira em que predomina uma grande carência de processos criativos de aperfeiçoamento técnico continuado.

Na visão do grupo, a conexão interior-capital poderá iniciar uma rede de intercâmbios com mais bailarinos de várias cidades do Estado, configurando outra maneira de se pensar uma companhia cênica. “Nesta perspectiva, poderemos ter bailarinos que estagiaram capacitados a ministrar aulas, montar a sua própria companhia e desenvolver trabalhos no interior com bailarinos da Companhia de Investigação Cênica e as outras companhias de sua cidade natal”, explica Bracchi.

O projeto Conexão Dança tem o apoio da Prefeitura de Itaituba, da Coordenação de Artes Cênicas do SESC Pará, do Instituto de Artes do Pará e de M. Lévy Arquitetura, integrando as atividades do Prêmio Augusto Rodrigues 2009 (SECULT Pará) e do Prêmio Klauss Vianna 2009 (FUNARTE / Petrobrás).

A Companhia

A Companhia de Investigação Cênica nasceu em dezembro de 2008 e fez da conexão de linguagens sua marca. Estreou com o espetáculo “Depois de Revelada Nada Mais Muda”, resultante da 7ª Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação do Instituto de Artes do Pará (IAP) conquistada pelo diretor Danilo Bracchi, no qual lançou um olhar de intérpretes da cena sobre o universo da fotografia.

O grupo avançou nas investigações sobre o corpo que dança com “taobonitodetaofeio”, segunda montagem, resultante do Prêmio Klauss Vianna 2008 (FUNARTE/Petrobras). Através do projeto “Primeiros Passos” (SESC Pompéia), coordenado pela professora e crítica de dança Helena Katz, estes artistas ainda fizeram sua primeira apresentação em São Paulo, com “Depois de Revelada Nada Mais Muda”.

Recentemente, a Companhia teve projetos aprovados pelo Prêmio Augusto Rodrigues (Secult/PA) e, uma vez mais, pelo Prêmio Klauss Vianna, Ano 2009, correspondentes à primeira e segunda etapas do Projeto Conexão Dança.

A Companhia de Investigação Cênica parte para o seu terceiro ano focada no pensamento de que Dança Contemporânea não é uma escola, tipo de aula ou dança específica, mas sim um jeito particular de se pensar a dança, que dialoga com outras linguagens, como o teatro. Seus ensaios acontecem no Instituto de Artes do Pará e o grupo realiza sua preparação física na clínica Corpo Pilates.

Contato:

Entre em contato com a produção do projeto Conexão Dança através do e-mail c.i.cenica@gmail.com

Para conhecer os trabalhos da Companhia, acesse os blogs:

www.companhiadeinvestigaocnica.blogspot.com

www.taobonitodetaofeio.wordpress.com

www.conexaodanca.wordpress.com

Texto fotos: Felipe Cortez, do Grupo de Teatro da Unipop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário