quarta-feira, 10 de março de 2010

Casa da Juventude abre inscrições para oficinas culturais

Profissionalização, Arte e Cultura

Diversas linguagens artísticas estão presentes nas oficinas culturais oferecidas gratuitamente a jovens, entre 15 e 29 anos, pelo Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude, conhecida como Casa da Juventude, mantida pelo governo do Estado. Na próxima segunda (15), abrirão inscrições às oficinas de artes cênicas, visuais e de música. Além disso, a instituição recebe pessoas interessadas em participar do seu Grupo de Teatro, o “Trupp Imaginarte”.

Segundo a coordenadora das oficinas culturais, Suzane Pereira, doutora em Estudos Teatrais, o objetivo é oferecer subsídios para que os jovens garantam espaço artístico e cultural no cenário paraense. “Procuramos fazer com que os participantes se familiarizem com a arte, desenvolvam a sensibilidade e expressões artísticas e possam chegar ao mercado artístico. Os cursos que envolvem técnicas, por exemplo, podem ajudar ainda com que eles se profissionalizem e gerem renda. Não há seleção para preencher as vagas ofertadas, pois atendemos por ordem de chegada. Se a demanda gerar uma lista de espera, procuramos oferecer de novo o curso para atender a todos”, informa Suzane Pereira.

As oficinas variam entre 20 e 60 horas semanais e os participantes recebem certificados. A coordenadora geral da instituição, a historiadora Nádia Brasil, lembra que para realização das oficinas, a instituição recebe projetos de arte-educadores graduados ou não. Os ministrantes recebem orientação quanto ao modelo do projeto, passam por seleção e fazem parte do banco de dados da instituição, tendo a possibilidade de terem seus projetos aprovado.

Todas as sextas-feiras, os jovens participantes das oficinas culturais apresentam suas produções. Mas o resultado final dessas ações será levado às ruas para o conhecimento da comunidade, em junho, quando acontecerá o Cortejo Junino, que mostrará adereços, teatro e dança de rua, personagens e diversos ícones da cultura amazônica.

Teatro - O Grupo de Teatro “Trupp Imaginarte” é aberto às pessoas interessadas. As reuniões acontecem segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h, na Tenda da Casa, lugar que atende, também, a qualquer grupo de teatro da cidade que queria utilizá-lo para ensaios e reuniões. “A Casa da Juventude é um lugar de articulação para os movimentos culturais. Trabalhamos em parceria com diversos órgãos do estado voltados para essa área, como o Instituto de Artes do Pará (IAP) e Fundação Curro Velho e estamos abertos a novos parceiros”, ressalta Suzane Pereira, que é também diretora do Grupo de Teatro da Casa da Juventude.

Serviço: Inscrições para oficinas de artes cênicas e visuais e de música na Casa da Juventude, a partir da próxima segunda-feira (15). Para se inscrever é preciso ir à instituição, na Avenida Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur, no bairro da Batista Campos. Mais informações: (91) 3223-3437.

Texto: Cleide Magalhães, assessoria de imprensa da Casa da Juventude.

Fotos: Divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário