segunda-feira, 8 de março de 2010

Azeite de Oliva é qualidade de vida

Saúde e Tradição

Numa época onde se fala muito em alimentos funcionais, sendo que alguns são até desenvolvidos em laboratório graças à utilização da engenharia de alimentos, o azeite de oliva talvez seja o mais antigo produto que atende naturalmente aos requisitos dos funcionais, revelando-se hoje, à luz da ciência, um ingrediente bastante saudável e indispensável em dietas que contribuem para evitar as doenças mais comuns do mundo moderno.

As gorduras representam 33% do total da energia ingerida diariamente. Para uma alimentação saudável, seria essencial substituir o consumo de gorduras saturadas por monoinsaturadas, como é o caso do azeite - chave para uma saúde melhor.

Para saúde, de acordo com o cardiologista e ex-presidente da sociedade paraense de cardiologia Antônio Travessa, coincide em assinalar que o uso de azeite de oliva reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. “Além disso, o azeite de oliva é uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração”. Afirma Travessa.

Para as mulheres preocupadas com a aparência, o produto apresenta uma vantagem a mais, pois é considerado um dos elementos que retardam o envelhecimento contribuindo, inclusive, com maior proteção à pele. A nutricionista Sandra Picanço, diz que o azeite é prescrito em caso de prisão de ventre, pois estimula a contração muscular. “A sua ação suave é ideal para a prisão intestinal das crianças. A indicação é o consumo de duas colheres das de sopa ao dia para obter seus benefícios”. Ela alerta que não adianta apenas ingerir o azeite sem orientações, deve se ter todo cuidado para que o corpo absorva melhor as propriedades benéficas do azeite.

Os diversos tipos de azeites podem ser encontrados em supermercados para os amantes da boa mesa. Pensando no bem estar de seus consumidores a Mariza Alimentos lançou no mercado o azeite espanhol, buscando excelência na qualidade para oferecer um produto de sabor puro, refinado e confiável. Dentro de sua linha já existem produtos nobres, desta vez a aposta foi no azeite extra-virgem de oliva espanhol. “Nós buscamos um produto com ênfase na fonte de Extramadura, pois é a maior e tradicional região da Europa na extração de azeites nobres”, ressalta o presidente do Grupo Mariza, Flávio Costa. A idéia é levar as prateleiras dos supermercados, mesas de bares e restaurantes um produto de sabor puro, refinado e confiável.

O milenar azeite de oliva merece o papel de destaque que tem na preparação de pratos, tanto os mais simples como requintados afinal poucos produtos são tão reverenciados pelos gourmets e têm tanta aprovação por pesquisas e profissionais da saúde.

Lendas e histórias

Muitas lendas citam as oliveiras e o próprio azeite. Contam os gregos que na disputa pelas terras do que é hoje a cidade de Atenas, o deus Possêidon fez brotar, com um golpe de seu tridente, um belo e forte cavalo e que a deusa Palas Atenas trouxe uma oliveira capaz de produzir óleo para iluminar a noite, suavizar a dor dos feridos e capaz de ser alimento precioso, rico em sabor e energia. Já os italianos contam que Rômulo e Remo, descendentes dos deuses e fundadores da cidade de Roma viram a luz do dia pela primeira vez debaixo dos galhos da oliveira. O fato é que o azeite vem fazendo parte da alimentação do homem há muito tempo. Segundo conta a história, a oliveira tem origem entre o sul de Cálcaso, nos altos planos do Irã e no litoral mediterrâneo da Síria e Palestina. Mais tarde, expandiu-se para o Chipre e Anatolia de um lado e Creta e Egito, do outro.

Os vestígios mais antigos das oliveiras são encontrados em restos fossilizados na Itália, no Norte da África, pinturas em rocha nas montanhas do Saara Central, com origem entre quinto e segundo milênio a.C., em relevos e relíquias da época minóica em Creta (3.500 a.C.), além das granalhas trançadas de oliveira vestidas por múmias da XX Dinastia do Egito.
O azeite não era usado somente como alimento pelos povos antigos, mas também para iluminar. Lamparinas, do tipo das histórias de Aladdin, eram abastecidas com azeite para iluminar os lares de muitos povos da antiguidade.

Texto: Ingrid Pípolos, assessora de imprensa Mariza Alimentos
(91) 8149-8388

Nenhum comentário:

Postar um comentário