quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Poeta paraense Clei de Souza lança livro de contos

Arte, Cultura e Memória

A noite apresenta suas paisagens e seus passantes, respira-se um ambiente de sonhos, pesadelos, pensamentos, memórias. Atenta a tudo isso, a escrita do poeta paraense Clei de Souza - não menos andarilha - atravessa esse diálogo noturno com personagens estranhos à normalidade do dia no livro de contos “Caminhando dentro da noite”, que será lançado às 20h, no próximo sábado (10), no Cine Club Pub Mix, em Ananindeua.

No livro personagens como o estrangeiro, o bêbado, a prostituta e os anjos movem-se nessa paisagem à procura de uma saída diante da árdua realidade de suportarem a si mesmos como seres traídos em seus desejos.

Segundo o autor, a noite surge como símbolo de um percurso, das negações advindas da vida e morte, estando mesmo em planos temporais e espaciais, no discurso de seus personagens sobre as questões efêmeras & eternas, de um certo lance de aproximações e distanciamentos. “Quem caminha dentro da noite termina por descobrir muitas paisagens porque faz um percurso de mão dupla como quem se move diante de um espelho. Percorrer a noite é sujeitar-se à sua absorção, destinar-se a muitos de seus atalhos para continuar sobrevivendo”, relata.

Nesse sentido, a noite sustenta a itinerância desses personagens noturnos, abre-se como um caminho que essa escrita pernoita, afoga mágoas e faz ressurgir alguma esperança das cinzas da própria noite anterior. “O ‘caminho...’ é simultaneamente substantivo [espaço sobre o qual todas as paisagens se apresentam] e verbo [tempo, porque verbo é deslocamento/ação]. E esse binômio está também na noite. Afinal, é ela o fim e início de um dia [e vice-versa], mas sendo mais possível pensá-la como princípio de todas as coisas. Não esquecendo que na simbologia a noite tem por filho, o destino”, conta Clei de Souza.

É nesse espaço-tempo do livro de contos “Caminhando dentro da noite” que o poeta finca o pé com seus sapatos russos para uma caminhada marcada e destinada aos percalços, tramas, conflitos, desilusões e alguns prazeres guardados dentro dessa noite.

Sobre o autor – O poeta paraense Clei de Souza faz livros independentes há dez anos e já conta com três antologias. Já foi premiado no concurso literário da escola de governo. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestrado em Letras: Estudos Literários pela UFPA. É professor e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: erotismo, identidade, imagem de leitor, cultura, literatura e outras linguagens.

Serviço - Lançamento do livro de contos “Caminhando dentro da noite”, às 20h, sábado (10), no Cine Club Pub Mix, na Cidade Nova II, nº 01, na Cidade Nova II, nº 01, em Ananindeua. Mais informações: (91) 87115527.

Texto e foto: Divulgação
Edição de texto: Cleide Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário