terça-feira, 20 de outubro de 2009

Orquestra do Theatro da Paz lança projeto Maestro Por Um Dia


Arte e Cultura

Nesta quarta (21) e quinta-feira (22), a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) promove um concerto sinfônico no Theatro da Paz, com uma novidade: o lançamento do projeto Maestro Por Um Dia. O projeto, pioneiro entre orquestras brasileiras, sorteará duas pessoas da platéia para reger a OSTP nos concertos de 11 e 12 de novembro.

Outro grande atrativo do concerto é o repertório que homenageará o Ano da França no Brasil, com músicas dos compositores franceses Georges Bizet, Maurice Ravel e Claude Debussy, além de comemorar os 200 anos de nascimento de Felix Mendelsohn.

O projeto Maestro por Um Dia foi idealizado pelo novo diretor artístico da OSTP, maestro Enaldo Oliveira, para aproximar o trabalho da orquestra do público que a acompanha, além de estimular a formação de novos músicos. “Nestas apresentações, vamos sortear uma pessoa da platéia uma para reger a OSTP em uma das músicas do programa de 11 e 12 de novembro”, explica Enaldo. “Vou ensinar os rudimentos da regência e fazer um treinamento com as pessoas sorteadas para que os Maestros Por Um Dia tenham essa experiência musical”.

Enaldo explica que essa dinâmica populariza a música clássica e deve trazer novo público para as apresentações. “Queremos popularizar o nosso trabalho e aproximar a Orquestra do seu público via a figura do maestro, cuja função muita gente já não entende”, reitera. “Vamos fazer isso em todas as apresentações da Orquestra e também deveremos convidar celebridades para participar do Maestro Por um Dia”, promete.

Os dois concertos sinfônicos serão os primeiros que Enaldo Oliveira irá reger, na sede da Orquestra, como seu novo diretor artístico, desde que assumiu a função, em julho deste ano. Antes, ele apenas esteve à frente da OSTP durante o III Festival Internacional de Ópera da Amazônia.

Serviço: Apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Dias 21 e 22 de outubro, às 20h, com entrada franca, no Theatro da Paz. Retirada de ingressos no dia de cada espetáculo, na bilheteria do Theatro. Realização: Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Associação de Amigos do Theatro da Paz (ATP).


Texto: Associação de Amigos do Theatro da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário