terça-feira, 12 de outubro de 2010

Irmão Afonso Haus homenageado aos 90 anos

Reconhecimento - Mestre de várias gerações no Colégio Nazaré foi condecorado

Por: Cleide Magalhães

Os 90 anos de idade do irmão Anfonso Haus foram marcados por uma solenidade na qual a governadora Ana Júlia Carepa o condecorou com a Ordem do Mérito Grão-Pará, a maior comenda do Estado. O evento aconteceu à tarde no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e reuniu autoridades e ex-alunos do Colégio Marista. Irmão Afonso Haus é alemão e viveu em Belém por 27 anos. É sacerdote da Congregação Maristas e foi professor de Arte e Literatura. Quando morava em Belém, já era grande incentivador de ações voltadas para a sustentabilidade da Amazônia e demonstrava preocupação com o meio ambiente.

Durante a cerimônia, ele lembrou que desde os anos 60 até a década de 1980, anualmente, os alunos do colégio cultivavam entre 500 a 1,5 mil mudas de mangueira - espécie que tornou Belém conhecida como a Cidade das Mangueiras - e as entregavam à prefeitura, para ajudar na arborização da cidade. Na década de 1980, irmão Haus foi transferido para Brasília (DF), onde ainda hoje trabalha com reciclagem de materiais presentes na floresta Amazônica - com galhos e folhas, além de resíduos sólidos recicláveis - usados na composição de presépios em miniaturas que ele mesmo fabrica.

Retornar a Belém é para o irmão Afonso Haus sempre um grande prazer. "Minha sensação é de orgulho por amar Belém do Pará, cidade que me faz lembrar que admirar o belo é preservá-lo. Belém é sinônimo de mangueira, de saudade. Tenho orgulho de ter ajudado a plantar muitas delas na cidade".

Fonte: Notícia publicada em O Liberal, 12 de outubro de 2010.

2 comentários:

  1. Estive já por aqui e cá estou outra vez. Belo espaço para as letras, para a poesia, para o pensamento... para tornarmos mais claros nossos caminhos! Ao mesmo tempo em que te mobilizo para removermos este triste índice de 2 livros/ano por leitor brasileiro (na Argentina são dezoito livros/ano),
    te convido a conhecer meus romances. Em meu blog, três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
    Um grande abraço e boa leitura!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação. Vou conhecer seus romances e seu blog. Abraço.

    ResponderExcluir