sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Crianças dão exemplo de fé

Religião e Cultura

Reportagem especial publicada no jornal Amazônia, dia 17 de outubro de 2010, período do Círio de Nazaré.

Romaria infantil deve reunir este ano 300 mil pessoas, entre adultos e pequenos devotos, em louvor à Virgem

Por: Cleide Magalhães

O Círio de Nazaré também envolve as crianças ao promover hoje uma romaria marcada pelo amor e devoção infantis à mãe de Jesus. A cada ano, romaria mirim conta com maior participação das pessoas. Entre as manifestações de fé populares que compõem os festejos à padroeira dos paraenses, o Círio das Crianças é a terceira maior romaria, ficando atrás da procissão do domingo e da Trasladação.

Em 1990, o Círio das Crianças atraiu cerca de 1,5 mil pessoas e em 2009 foram 250 mil, entre adultos e pequenos devotos. A expectativa da coordenação é reunir este ano 300 mil nas ruas. 'A participação das famílias a cada ano aumenta. Com isso, o Círio das Crianças poderá ser a segunda maior procissão do Círio. O evento é diferente porque termina cedo e dá para todos voltarem para casa fazer o que devem. É algo muito especial que nasceu em nossa paróquia', orgulha-se padre Silvio Jacques, pároco da Basílica de Nazaré e coordenador geral da romaria infantil há 10 anos.

Hoje será rezada a missa, às 7h, na Praça Santuário, em Nazaré, celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. Logo em seguida, a procissão percorre a avenida Nazaré, travessa 14 de Março, avenida Governador José Malcher, travessa Dr. Moraes, avenida Nazaré e retorna à Praça Santuário. O percurso é todo feito praticamente embaixo de um túnel de magueiras, que ajuda a refrescar e garantir sombra em várias ruas de Belém, que conta quase todos os dias com sol escaldante. Como o público é formado por crianças a procissão foi reduzida para um percurso de 2,8 quilômetros, diferente de outros anos que era de 3,7 quilômetros. Na ocasião serão utilizados alguns carros da grande procissão do Círio.

A psicóloga Melissa Moura, 32 anos, devota de Nossa Senhora de Nazaré e que há cinco anos acompanha a Trasladação, afirma que durante a infância não teve estímulo para ir ao Círio, mas depois do nascimento de seu irmão, José Virgílio de Souza, 3 anos, a família passou a reconhecer ainda mais a importância da questão religiosa na vida dos adultos e na do menino, que este ano acompanha o Círio das Crianças, ao lado do pai José Alves de Souza Júnior, o qual é católico e todos os anos assiste à passagem da Santa durante a procissão do Círio de Nazaré. 'Meu irmãozinho repete nossos gestos de acenar para Nossa Senhora de Nazaré. É uma graça. Acreditamos que ele vai gostar de ir ao Círio das Crianças', disse Melissa.

Foto: Internet - Tarso Sarraf

Leia na íntegra aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário