domingo, 3 de outubro de 2010

UFPA será 1ª do Norte do Brasil a realizar implante coclear

Saúde

Nesse mundo, onde a comunicação é imprescindível ao ser humano, temos a grata satisfação em anunciar mais uma conquista da Medicina para Belém do Pará. Serão realizadas, na segunda-feira, dia 4 de outubro, as duas primeiras cirurgias de implante coclear pelo SUS, conhecido popularmente como "ouvido biônico", iniciando uma cirurgia de alta complexidade no Hospital Universitário Bettina Ferro (HUBFS), na Universidade Federal do Pará.

As duas cirurgias serão realizadas nos períodos da manhã e tarde pelo Prof. Dr. José Claudio Cordeiro, professor responsável pela disciplina de Otorrinolaringologia e Coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia da UFPA, juntamente com o Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, pertencente à equipe do HC-FMUSP e Dra. Valéria Goffi Gomez, fonoaudióloga responsável pelo Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP.

Os pacientes foram selecionados entre 30 candidatos e descobrirão, brevemente, todos os benefícios do implante coclear, um aparelho colocado cirurgicamente que faz a função das células ciliadas lesadas ou ausentes do ouvido interno e restaura – ou cria – a capacidade de captar e compreender o som sendo encaminhado diretamente ao nervo auditivo, através de estímulos elétricos que chega ao cérebro, possibilitando uma percepção sonora clara, inclusive da fala.

A imprensa está convidada a participar de uma coletiva que acontecerá às 12h30min, depois do final da primeira cirurgia que marcará a Região Norte do Brasil – Belém conseguiu se tornar a primeira capital a oferecer esse serviço para toda a população do Norte do Brasil. A coletiva será concedida pelos médicos presentes, pelo diretor geral do HUBFS, o professor doutor Murilo Morhy, que na ocasião representará o reitor da UFPA, o professor doutor Carlos Maneschy, e Silvia Comaru, secretária executiva de Saúde do Estado.

Serviço: O Hospital Bettina Ferro fica na rua Augusto Correa, n.o 1, Campus Universitário Guamá, Belém. Informações com as jornalistas Cleide Magalhães – 8194.1494 – e Dorotéia Fragata – 11 9605.2512.

Nenhum comentário:

Postar um comentário