quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sinergia Cultural no ritmo e no passo das quadrilhas juninas

Cultura

No dia de São João, 24, a Unipop abre as portas de seu porão cultural, para discutir as transformações das coreografias dessa dança popular.

Do tradicional “arrasta-pé” ao atual “rebolation”, as transformações coreográficas das quadrilhas juninas de Belém serão analisadas durante o Sinergia Cultural, que o Instituto Universidade Popular (Unipop) promove na quinta, 24 de junho, em homenagem a São João. A atividade é gratuita e acontece a partir das 19 horas, no Porão Cultural da Unipop, na Avenida Senador Lemos, 557, próximo à Praça Brasil, no bairro Umarizal.

Para falar sobre as mudanças nas coreografias das quadrilhas juninas, a Unipop abriu as portas de seu Porão Cultural para a professora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), Eleonora Leal, que vai apresentar os resultados da pesquisa que fez sobre as transformações ocorridas nessa dança popular nas últimas quatro décadas.

O estudo é fruto da dissertação de Mestrado da docente em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com o tema “Contando o Tempo: Transformação, Coreografia e Modernidade no Espetáculo da Quadrilha Junina em Belém do Pará”, Eleonora faz uma análise histórica e descritiva dessa dança popular desde meados da década de 60. “Em cada década, desvela-se uma paixão crescente pela quadrilha, com o propósito de inovar e destacar o fomento artístico popular existente nos brincantes”, explica.

Segundo ela, todo esse movimento mostra o surgimento de uma nova categoria de profissionais e de quadrilhas com características específicas, que vão se criando de acordo com a influência sociocultural do momento. Isso explica, por exemplo, o fato de muitas quadrilhas juninas utilizarem passos do funk ou outros ritmos em suas coreografias, o que é elogiado por uns e criticado por outros.

Após a exposição da docente, o público presente será convidado a vivenciar a cultura popular e entrar na dança por meio de uma “quadrilha maluca”, que será promovida no local. “A partir da exposição sobre as transformações coreográficas das quadrilhas juninas, queremos terminar com um grande ‘arraiá’ em homenagem a São João”, garante o arte-educador Alexandre Luz, coordenador do Sinergia Cultural.

O Sinergia Cultural é um projeto da Unipop realizado no final de cada mês, com o objetivo de socializar, gratuitamente, para a comunidade em geral, os resultados de estudos e pesquisas acerca da temática cultural.

Serviço: Sinergia Cultural sobre as transformações coreográficas das quadrilhas juninas. Dia 24 de junho, a partir das 19 horas, no Porão Cultural da Unipop, na Avenida Senador Lemos, 557, próximo à Praça Brasil, no Umarizal. Mais informações: (91) 3261-4260.

Texto: Max Costa, assessor de comunicação da Unipop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário