segunda-feira, 7 de junho de 2010

Boca de ferro amplifica poesia de Luis Carlos França

Ainda hoje presente nas ruas de Belém e do interior do Estado, o boca de ferro, veículo, geralmente um carro ou mesmo uma bicicleta que utiliza caixas amplificadoras para divulgação de produtos no comércio, e que também é conhecido como sonoro, ganha uma finalidade diferente nas mãos de Luis Carlos França: em livro, amplifica a poesia do artista. “É uma alegoria, uma metáfora que eu criei literariamente pra definir meu coração, o motivo maior do meu fazer poético, que é olhar a vida e falar através do coração”, explica Luis Carlos.

Premiado pelo edital de Patrocínio Cultural do Banco da Amazônia 2010, o livro “Boca de Ferro” reúne poemas produzidos ao longo do ano passado. Será lançado nesta quinta (10), a partir das 18h, na Casa das Onze Janelas e traz no nome a vontade do artista em se exprimir através do Boca de Ferro.

“Ele é um ícone paraense por onde to dos os acontecimentos culturais são levados a público. Nas cidades do interior e mesmo na capital. Por isso minha vontade de levar minha poesia através dele”, completa Luis Carlos.

O livro e é a quarta publicação de Luis Carlos França, também autor de Sangrado Coração de Poeta (2000), Olhar do Dragão (2002) e Poemas de Miriti (2006).

Para o lançamento, haverá uma programação cultural com sarau de poesia, performance de artistas e apresentações musicais, como o cantor e parceiro, Elóy Iglesias e o grupo Quaderna.

Luis Carlos explica ainda que a vontade do livro surgiu com a vontade de se exprimir nos saraus e nas ruas, principal fonte de inspiração para o artista. “A poesia não estão só nas palavras de um livro, elas devem percorrer as ruas, onde há uma resposta imediata do público. Inclusive, o lançamento do livro me permite fazer esses saraus e, até, num outro momento, colocar um boca de ferro pra divulgar poesia pelas ruas e interagir com as pessoas".

Serviço

Lançamento do livro de poesias “Boca de Ferro” nesta quinta (10), a partir das 18h, na Casa das Onze Janelas.

BOCA DE FERRO

Boca de ferro em meu coração

Ele fala e anuncia

Fala das dores e também dos amores

Fala das alegrias

Fala dos olhares

Fala das verdades

Fala das coisas belas da cidade

Fala dos momentos que ficaram pra sempre

Fala dos carinhos apaixonados

Fala das coisas que foram ditas no ouvido bem baixinho

Fala das juras e promessas

Fala da sede de amor

Fala da existência sem temor

Fala da paz

Fala dos desejos e prazeres

Fala da musica que o tempo traz

Fala de tudo que me refaz

Que embala sonhos

E faz feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário