quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A arte de rua no Hip Hop Rio Guamá

Break dance, grafite, rap e Dj são os elementos do estilo Hip Hop que estarão reunidos no Hip Hop Rio Guamá, que acontece no espaço recreativo do Vadião, na Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta sexta, 2 de março, a partir das 16h.

Com objetivo de fomentar, agregar e promover o desenvolvimento da manifestação cultural e artística do movimento em Belém, o ereunidos no Hip Hop Rio Guamá, que acontece no espaço recreativo do Vadião, na Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta sexta, 2 de março, a partir das 16h.

O evento é aberto ao público e oferece rodas de bate-papo sobre o tema, exibição de audiovisual, intervenção de grafiteiros e malabares, batalhas de Mc’s e apresentação de artistas locais como Mc Bruno B.O., Mc Israel di Souza, Aliados Mc, DJ Morcegão, Dj Fantasma, DJ Vitor Pedra, Grupo Circo Copaíba, Revolução do Norte (RDN), Conexão Feminina e Estilo de Belém B.Boys FW Breackrs apresenta dança de rua e batalha show Zulu Ninja e Cia.

A iniciativa faz parte do projeto “Um Olhar para Gandhi”, o qual foi um dos 34 contemplados em 2011, no Pará, por meio do Edital Microprojetos Mais Cultura para Territórios de Paz, que contemplou 748 dentre 1.095 inscritos em todo o país. O edital é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura e da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e tem como objetivo dar oportunidade às diversas camadas da população brasileira de acesso à produção, ao reconhecimento e ao consumo de bens culturais.Zulu Ninja e Cia.

O Microprojetos Mais Cultura para Territórios de Paz pretende, com os recursos dos projetos selecionados, colaborar com a economia local e a subsistência de pequenas iniciativas, por meio do fomento e incentivo a artistas, grupos artísticos independentes, grupos étnicos de tradição cultural e pequenos produtores culturais residentes nos bairros definidos como de Territórios de Paz pelo Pronasci. Beneficiará cerca de 2,5 milhões de habitantes em 44 territórios de 22 municípios em 11 estados e mais o Distrito Federal.

O resultado do projeto “Um Olhar para Gandhi” culminará com uma exposição itinerante por espaços alternativos de Belém da arte produzida pelos grafiteiros em painéis e na produção audiovisual sobre o hip hop em Belém, com foco no bairro do Guamá.

"O bairro é o mais populoso de Belém e uma das áreas da cidade classificada pelas autoridades como perigosa em que ocorrem altos índices de criminalidade e um dos mais populosos de Belém e o hip hop como cultura de rua se apresenta como alternativa devido à falta de políticas públicas à juventude”, afirma Ado Damasceno, coordenador do projeto e estudante do curso de Biologia da UFPA.

Hip Hop Rio Guamá recebe o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPA) e dos artistas locais. O audiovisual terá filmagem e edição de Angelo Madson, da Idade Medi@ Produções.

Programação:

Das 16h às 17h – Vinil – DJ De la Mancha

Das 17h às 21h - Dj Fantasma e DJ Morcegão

Das 17h30 às 17h50 – Revolução do Norte (RDN)

Das 17h50 às 18h05 – B. Girls

Das 18h05 às 18h20 - Estilo de Belém B. Boys FW Breackrs

Das 18h20 às 18h50 – DJ Vitor Pedra

Das 18h50 às 19h05- Mc Israel di Souza

Das 19h05 às 19h20 - Conexão Feminina

Das 19h20 às 19h50 - Batalha de Mc`s – (freestyle)

Das 19h50 às 20h10 - Aliados Mc

Das 20h10 às 20h30 – Mc Bruno B.O.

Das 20h30 às 21h00- Dj Fantasma e DJ Morcegão

Intervenções paralelas: audiovisual, grafite e malabares.

Serviço:

Hip Hop Rio Guamá é aberto ao público. Oferece rodas de bate-papo sobre o tema, exibição de audiovisual, intervenção de grafiteiros e malabares, batalhas de Mc’s e apresentação de artistas locais sexta-feira, 2 de março, a partir das 16h, no espaço recreativo do Vadião, na UFPA, campus Guamá. Mais informações: 91 – 8265 0490 (Tim).

Foto: Daniel Pinto

Arte: Angelo Madson

Texto e divulgação:

Cleide Magalhães

Jornalista Profissional - 1563 DRT/PA

(91) 8194 1494 – Tim / 8728 7580 – Oi.

2 comentários:

  1. poxa o estilo de belem bboys nem e citado nos ajudamos nisto que se diz hip hop hj em dia e nosso nome nao esta ai fui na reuniao e meu nome nao ta citado ai ?ass ninja ta firme zulu nation brasil movimento hip hop organizado do para mhhop

    ResponderExcluir
  2. Estimado Ninja. Desculpa aí. Já incluímos. Agradecemos sua importante parceria. Abraço.

    ResponderExcluir