terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Malária cai, mas ainda é ameaça grave

Por: Cleide Magalhães

Em época de chuva, a malária se junta à dengue como ameaça à saúde pública no Pará, região endêmica da Amazônia. Até 17 de fevereiro, ocorreram 7.168 casos no Pará e os municípios que se destacam nos casos positivos da doença são Itaituba (1.293 casos), Anapu (686), Bagre (532), Cametá (495) e Jacareacanga (414). No mesmo período do ano passado, foram 16.203 casos, o que significa uma redução de 56% este ano. Uma criança de 3 anos morreu na semana passada de malária e irmão dela, de 8 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Conheça a doença

O que é a malária?

É uma doença infectocontagiosa causada pelo parasito chamado plasmódio. É também conhecida como maleita, sezão, tremedeira e paludismo. A transmissão é feita pela
fêmea do mosquito anofelino.

Como se pega a doença?

Um mosquito sadio, que está livre do parasito, pica uma pessoa doente de malária. O mosquito fica infectado com o plasmódio e a partir daí será um transmissor da doença.
O mosquito pode picar e fazer adoecer outras pessoas, espalhando a malária onde não houver cuidados.

Quais os principais sintomas da malária?

Calafrio (tremedeira), febre alta, dor na cabeça e no corpo, muito suor e mal-estar.

O que fazer em caso de suspeita?

A doença só começa a se manifestar, em geral, depois de uma semana que a pessoa foi picada, mas este período de incubação pode ser menor ou maior, variando de pessoa para pessoa. Após o aparecimento de qualquer um dos sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde. É preciso fazer o exame de sangue o mais rápido possível para confirmar se é mesmo malária.

Como é o tratamento?

Confirmada a doença, o paciente receberá de graça toda medicação na unidade de saúde. Para ficar curado, é muito importante tomar o medicamento na hora certa e do jeito que o agente de saúde recomendar.
Enquanto estiver fazendo o tratamento, é proibido beber cerveja, cachaça ou outra bebida que contenha álcool. O remédio deve ser tomado após as refeições e nunca em jejum.

A doença pode voltar?

Sim, a malária pode voltar, principalmente em duas situações:
1 - Se o remédio não for tomado de forma correta ou se a pessoa parar o tratamento antes da hora.
2 - Se a pessoa for picada novamente por um mosquito infectado.

Como se prevenir da malária?

Evite ficar ao relento, caçar, pescar ou tomar banho de rio ao anoitecer e amanhecer, pois estes são os horários de maior quantidade de mosquitos. Mas, se precisar, use calça comprida e blusa de manga longa;

Evite construir sua casa próximo de criadouros de mosquitos, como lagoas, igarapés, represas e tanques de peixe;

Evite deixar valas abertas e águas paradas perto de casa;

Use mosquiteiro simples ou impregnado com inseticida. Se puder, use repelente. Coloque telas em portas e janelas e

Deixe o agente de saúde borrifar sua casa.

Fonte: Sespa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário