sexta-feira, 30 de abril de 2010

A cultura do tambor na roda de carimbó do Iaçá

Arte e Cultura
O Ponto de Cultura IAÇÁ vem desenvol
vendo ao longo de seis anos, um evento mensal com características festivas denominado Roda de Carimbó. Este evento é baseado nas festas de carimbó que acontecem no interior do Estado onde tradicionalmente se mantém essa expressão artística genuinamente paraense. A Roda de Carimbó se caracteriza como projeto dentro da Associação Iaçá, como uma oportunidade de espaço alternativo para a expressão artística do bairro da Pedreira e acontecem sempre aos primeiros domingos de cada mês, quando acontecem shows musicais ao vivo e são executadas por grupos diversos de música regional, toadas de boi e parafolclóricos. Antecedente aos shows dar-se apresentações artísticas como danças regionais, teatro e poesia.
A realiz
ação das Rodas de Carimbó acontece mensalmente e mantém um espaço reservado e dedicado somente à cultura tradicionalmente paraense e é freqüentada por um público variado, desde a comunidade local a vizinhos, como os grupos artísticos do bairro e dos arredores, assim como poetas, produtores culturais, artesãos, estudantes universitários, secundaristas e professores universitários. O evento reúne aproximadamente 500 pessoas.

A Roda de Carimbó da AGCRI já realizou parceria com diversos grupos da cidade de Belém e do interior do Estado, que ao longo de seis anos já passaram pelo espaço cultural provisório localizado na Travessa Lomas Valentinas, 1080, entre Marquês e Visconde de Inhaúma. Dentre os parceiros de luta estão os grupos Paranativo, Moara, Paramuru, Frutos do Pará, Sereias do Mar de Marapanim, Herdeiros da Tradição de Santarém Novo, entre outros. Entretanto, a tradicional Roda de Carimbó do Iaçá agora terá um novo local de acontecimento da Cultura do Tambor: no Grêmio Recreativo Piratas da Batucada.


Piratas da Batucada

Fundado em 1974 pelos amigos Ricardo Fernandes, Paulo Lôla, Waldimir Leal e Raimundo Assunção, a Piratas da Batucada foi o último bloco remanescente dos Grandes Carnavais de Belém.


Original do bairro do Reduto, o antigo bloco é hoje o Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas da Batucada, sediado na Pedreira, e membro do Grupo Especial das Escolas de Samba de Belém. A instituição recentemente recebeu o título de Ponto de Cultura através do Projeto Piratas do Amanhã, promovido pelo Governo do Estado/Secult via Ministério da Cultura – Minc, por meio do Programa Cultura Viva
.

E nessa Roda que promove uma nova parceria cultural vão estar presentes os grupos Paramuru, Moara, Frutos do Pará, Grupo do Sesc, Canta Pará e Uauiara, além e claro do Grupo Musical do Iaçá comandado por Déia Palheta.


Serviço

Piratas da Batucada

Avenida Antônio Everdosa, 1630, entre as Travessas Angustura e Lomas Valentina.


Contatos

3083.9360/ 32330108/81623128

iaca.deluta@yahoo.com.br

2 comentários: