terça-feira, 30 de novembro de 2010

Infância perdida para o tráfico e a violência

Reportagem especial publicada no jornal Amazônia, dia 28/11/2010

Texto: Cleide Magalhães

Edição: Ana Danin

"Desde que a criança está crescendo ela já é aliciada pelos traficantes, que as atraem para ajudarem no comércio da droga. Muitas delas não vivem a infância, já falam gírias, querem mostrar-se adultas e serem temidas pelos outros. Os traficantes não mexem diretamente com os moradores da área, mas, dessa forma que atuam, destroem muitas famílias. Tenho medo que façam algo comigo e minha família, porque a gente vê o que eles são capazes de fazer com pessoas que não são da área e que passam por lá. Não podemos mais nem sentar na porta de casa, porque sempre tem confronto e tiros entre traficantes e políciais. Na passagem há algumas pessoas boas, mas a maior parte delas são más". O relato que você acabou de ler é de uma moradora passagem Lauro Sodré, no bairro da Terra Firme, um dos mais populosos da capital e onde a violência, agravada pela míséria, falta de saneamento e políticas públicas, é parte da rotina de muitos moradores.

Pelas avenidas, ruas, passagens e becos do bairro, muitas famílias se sentem reféns dos bandidos e muitas pessoas andam sobressaltadas pela área, onde impera a tão conhecida "lei do silêncio". Denúnciar crime na Terra Firme pode ser sinônimo de ameaça e morte de cidadãos. Alguns pontos do bairro são mais perigosos e conhecidos pela polícia como a própria Lauro Sodré e as passagens Ligação e Nossa Senhora das Graças.

Um dos casos recentes que aterrorizaram os moradores da passagem Lauro Sodré aconteceu na manhã do último dia 16, quando Carlos Alves Chagas Sousa, 23 anos, foi linchado no local. O rapaz recebeu diversas pauladas e facadas pelo corpo. "Ele foi visitar algum familiar na Lauro Sodré e foi confundido com outro homem, então um grupo de bandidos o espancou. Um morador da área ainda chegou a carregar o Carlos com vida em um carrinho de mão, mas, quando os bandidos souberam que ele ainda estava vivo foram lá e o espancaram até praticamente matá-lo. Muitas pessoas comentam que Carlos era trabalhador. Dá muito medo de ver esse tipo de coisa, os bandidos não têm dó de ninguém. Imagina se um dia se voltarem contra quem mora lá", assusta-se a moradora, que teve a identidade preservada.

Para o fato há ainda a versão de que a vítima poderia ser assaltante ou ter sido alvo de assalto, como consta no boletim de ocorrência registrado pela família de Carlos na Delegacia da Terra Firme. Mas um policial civil, que pediu para não ser identificado, disse que o jovem "estava de bicicleta - com outros dois rapazes - e ia visitar um familiar e, de repente, alguém bateu com uma camisa no rosto dele, então Carlos foi tomar satisfação, sem perceber que a área era perigosa, depois tentou fugir na bicicleta, mas os homens que mexeram com ele começaram a gritar ‘pega ladão, pega ladrão’ e um grupo foi para cima do jovem e o espancou. Os outros dois rapazes conseguiram escapar", disse o policial. A vítima ainda foi socorrida no Pronto-Socorro do Guamá, onde morreu.

O comandante Enoque, da 24ª Zona de Policiamento, que atua no bairro, disse que um dos acusados de ter participado do linchamento é Bruno Patrick, conhecido como "Alemão", 18 anos, que foi parar no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, atingido por três tiros quando tentava fugir de policiais da Ronda Tática Ostensiva Metropolitan (Rotam), na baixada da travessa Vileta, no Marco, três dias depois do linchamento de Carlos. Além de "Alemão", um homem identificado como Jackson, que é seu irmão, é acusado de participação na morte de Carlos Sousa. O inquérito sobre o caso deve ser concluído nos próximos 15 dias.

Leia na íntegra:

http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=831&codigo=502500

Um comentário:

  1. Sei bem Cleide o q è essa realidade, vì filhos de visinhos meus, meninos q brincavam na rua de casa e poucos anos depois drogados, correndo com armas nas maos assaltando pessoas. A quetao do porq q se chega a isso è tao tao grande nè amiga?! Envolve tantas coisas... Mas segue o desejo por dias melhores pra todos!

    ResponderExcluir