terça-feira, 13 de março de 2012

Livro sobre nova arquitetura da Tecnologia da Informação é lançado em Belém

Texto: Cleide Magalhães

Será lançado em Belém o livro “Cloud Computing: Nova arquitetura da TI”, de autoria de Manoel Veras na segunda, dia 19 de março, às 19h, na livraria Saraiva Boulevard, no Boulevard Shopping, no Reduto. Além do lançamento do livro, Manoel Veras ministra dois cursos sobre as Melhores Práticas em TI, de 19 a 22 de março, no Crowne Plaza Belém.

“Cloud Computing: Nova arquitetura da TI” é divido em 10 capítulos e possui 240 páginas. É a última de uma série mais recomendada no mundo para quem trabalha com Tecnologia da Informação (TI). As outras grandes obras de Veras são um livro sobre datacenter e outro que trata de virtualização.

Sua recente obra traz como foco todo e qualquer círculo de TI. Trata da arquitetura de cloud computing e são abordados aspectos e conceitos importantes que contribuem para a formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação, com ênfase nesta nova arquitetura. A estratégia adotada para abordar um assunto ainda tão novo foi partir do genérico, associando a arquitetura empresarial à arquitetura de cloud computing, apontando os benefícios e os riscos e orientando a tomada de decisão no uso desta nova arquitetura.

Em seguida, trata do que se considera específico, esclarecendo questões puramente técnicas relacionadas à arquitetura tecnológica, à infraestrutura e à modalidade de serviços. Diversos exemplos utilizados reforçam os conceitos. Por fim, são abordados o modelo da Microsoft, Azure, Amazon e o Amazon AWS, que são apresentados, classificados e mostrados com detalhes.

Cloud computing é um termo em inglês que conceitua a computação em nuvem e refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

Curso – Além do lançamento do livro, Manoel Veras ministra, de 19 a 22 de março, no hotel Crowne Plaza Belém, em Nazaré, dois cursos sobre as Melhores Práticas em TI. De 19 a 20, será Governança da TI e, nos dias 21 e 22, Gestão de Serviços de TI. As inscrições estão abertas: www.melhorespraticasemti.com.br

Currículo - Manoel Vera é professor e especialista em Datacenter. Doutor em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Sua graduação foi em Engenharia Elétrica, na UFRN, e o mestrado em Engenharia Eletrônica, na Unicamp. Além de possuir as principais certificações do mercado de TI, Manoel Veras também é autor de dois livros: Data Center e Virtualização.

Contatos:

Manoel Veras

manoel@manoelveras.com.br

(84) 9926 9002.

Helder Aranha

helderaranha@yahoo.com.br

(91) 8249 8687/9139 9556.

Nenhum comentário:

Postar um comentário