quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Inscrições abertas para curso em Desenvolvimento Infantil

Saúde / Desenvolvimento Infantil

A Sociedade Paraense de Pediatria (SPP) abriu inscrições para realização do I Curso de Vigilância do Desenvolvimento Infantil, que acontecerá de março até junho próximo, e tem como objetivo proporcionar conhecimentos necessários para médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais em saúde pública ou privada que lidam com as crianças nesta faixa etária e que recebem cuidados destes profissionais.


De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Autismo do Serviço Caminhar do Hospital Bettina, da UFPA, e presidente da SPP Amira Figueiras, os primeiros anos de vida do recém-nascido são fundamentais para a estruturação saudável da personalidade do ser humano. “É nesta fase que o tecido nervoso mais cresce e desenvolve-se, estando, portanto, mais susceptível aos agravos infantis, os quais podem deixar sequelas que penalizarão o individuo ao longo de toda sua vida”, explica a médica.


Segundo a coordenadora, que é doutora em Pediatria, este é o momento ideal para o estabelecimento de condutas e hábitos saudáveis que poderão prevenir considerável número de doenças que acometem o indivíduo na idade adulta. “Devido à plasticidade cerebral, é também o período ideal para estimular áreas cerebrais que poderão suprir áreas lesadas por motivos diversos. Além disso, é necessário que os profissionais que lidam com esta faixa etária tenham conhecimentos sobre o crescimento e desenvolvimento normal da criança, principais fatores de risco que podem interferir nesta etapa da vida, como identificá-los precocemente e como proceder diante da sua presença”, alerta Amira.


Caminhar - O aumento no quadro de trabalhadores do Serviço Caminhar ajudou o setor a melhorar e ampliar o atendimento para 18 mil crianças, no ano passado, com alterações de desenvolvimento infantil, síndromes genéticas e outros, entre zero e 12 anos. Em 2008, foram mais de 10 mil. A equipe é multidisciplinar e conta com 30 estagiários da UFPA e 30 profissionais em pediatria, cardiologia, endocrinologia e neurologia, desenvolvimento infantil e reabilitação, que tem fonaudiologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo. Além das especialidades médicas oferece serviços de enfermagem e social que dão suporte às famílias das crianças.


Módulos - As inscrições podem ser feitas na sede da instituição, Rua dos Pariquis, nº 2.999, sala 1304, no bairro da Cremação. O curso será composto por quatro módulos, terá carga de 60 horas e as aulas serão ministradas uma vez por mês, entre março e junho, de 2ª 5 ª feiras, de 18 às 22 horas, na sede SPP.


Entre os temas tratados nos módulos estão a definição do que é fazer a vigilância do desenvolvimento infantil, conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento do recém nascido, a psicopatologia do desenvolvimento e os seus distúrbios, tais como autismo e a Síndrome de Asperger.


Fazem parte ainda dos módulos o debate sobre as crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, com convulsão, criança hiperativa e com dislexia. Será debatida também a vigilância do desenvolvimento no contexto da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), que foi recentemente tema de curso disponível no Bettina aos alunos de Pediatria da UFPA, ministrado por Amira (foto acima).


Metodologia - A metodologia a ser utilizada no curso será baseada na problematização, com discussão de casos clínicos, seguida de exposição teórica, finalizada com avaliação pratica. “Teremos 12 horas de prática em vigilância do desenvolvimento para cada turma de 15 alunos, com abordagem de crianças com desenvolvimento normal, recém-nascidos de risco, crianças com atraso e distúrbios no desenvolvimento, tais como autistas, portadores de síndromes genéticas e erros inatos do metabolismo”, antecipa Amira.


Neste sentido, ela acentua, “fortalecer o conhecimento dos profissionais e acadêmicos que atuam no setor publico ou privado com o desenvolvimento infantil é proporcionar à criança nesta faixa etária condições dignas de vida é preparar as novas gerações para tornarem-se melhores cidadãos de uma sociedade mais justa e evoluída”.


Os participantes receberão o Manual de Vigilância do Desenvolvimento Infantil no contexto da AIDPI para crianças de zero a 6 anos, um kit instrumental para avaliação do desenvolvimento infantil e textos da literatura sobres os temas a serem abordados.


Texto: Kid dos Reis e Rosaly Brito, jornalistas e assessores freelancers do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário