quinta-feira, 1 de julho de 2010

Trupe Imaginarte estreia espetáculo sobre Chico Buarque

Arte e Cultura

Compositor, intérprete, poeta e escritor, Chico Buarque é hoje uma referência obrigatória em qualquer citação à música brasileira a partir dos anos 60. Sua influência é importante na evolução musical que ocorreu no Brasil nos últimos tempos, pelo requinte melódico, harmônico e poético que suas obras apresentam.

Os múltiplos retalhos das composições e diversas facetas de Chico irão para o palco do Teatro Gasômetro, levados pela Trupe Imaginarte, grupo de teatro da Casa da Juventude, no espetáculo Retalhos de Holanda. A estreia acontece nesta quinta-feira, 1º de julho, às 19 horas. Outra apresentação será na sexta-feira, 2 de julho, no mesmo local e hora. A entrada é entrada franca e os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro, que fica no Parque da Residência, na Avenida Magalhães Barata, 830. São Brás.

Segundo Suzane Pereira, diretora do grupo, no espetáculo o texto é do próprio compositor, porém adaptado para a linguagem cênica, criando um jogo de cenas a partir das músicas compostas por Chico. As 14 cenas do espetáculo passeiam pelas diversas facetas e fases da sua obra: o Chico Amante, Político, Mulher e Malandro.

As obras que montam as cenas são “As Vitrines”, “Mar e Lua”, “Futuros Amantes”, “Olhos nos Olhos”, “Tatuagem”, “Cotidiano”, “Eu Te Amo”, “Cálice”, “Angélica”, “Construção”, “Homenagem ao Malandro” e muitas outras.

Ficha Técnica – Retalhos de Holanda traz a adaptação e formato das cenas de Suzane Pereira e Luiz Girard, assistente de direção e encenação; sonoplastia é de Lia Gomes; cenografia e iluminação, de Emanuelle Rabelo; figurino dos próprios atores, que são: Adrieli Castro, Aline Felgueiras, Augusto Aranha, Biazinha Silva, Coud Puente, Cleiton Dias, Denny Sant, Gerlane Souza, Gerson do Vale, Géssyca Reys, Karina Lima, Jailson Lopes, Lenisce Silva, Leandro Glauco, Liliani Nascimento, Lucy do Nascimento, Monhinha Azevedo, Núbia Simone, Oneide Cardoso, Renan dos Anjos, Ronald Lima e Rosa Sales.

Trupe Imaginarte - A Trupe Imaginarte, do Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude, mais conhecida como Casa da Juventude, mantida pelo governo do Estado, é resultado das oficinas de teatro da instituição.A preocupação da Trupe é sair do óbvio, buscando um trabalho diferente, sensível e inovador, misturando as diversas linguagens artísticas. O resultado é uma construção sensível, que entrelaça o público de forma prazerosa, ao conseguir equilibrar a tragicomédia, com momentos dramáticos e momentos leves. A equipe busca um trabalho diferente, bonito, sensível e inovador, misturam linguagem cênica, visual e literária. O resultado é uma construção sensível, que entrelace o público de forma prazerosa, sem ser piegas, ou com uma carga dramática exagerada, mas buscam o equilíbrio da tragicomédia, com momentos dramáticos e leves. Expondo um amor crítico, sensível, engraçado e político.

Projeto - O projeto de Teatro realizado pela Casa da Juventude tem o propósito de fazer com que essa arte se torne presente na vida do jovem. Além de valorizar o protagonismo juvenil na sociedade, trabalha a percepção, desperta a sensibilidade, o respeito e a consciência sócio-político-cultural.

Serviço - Estreia do espetáculo Retalhos de Holanda, dias 1º e 2 de julho, 19h, no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência - Avenida Magalhães Barata, 830, em São Brás. Entrada franca. Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro. Mais informações: 91 – 3223 3437.

Um comentário: