sexta-feira, 16 de julho de 2010

Movimento lança disque-denúncia eleitoral no Pará


Política e Cidadania

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançou na sexta-feira (9), o serviço de atendimento telefônico (0800 730 8666) para comunicação de denúncias sobre irregularidades nas eleições deste ano, na sede de Belém da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Com o serviço o cidadão terá a possibilidade de denunciar todo tipo de irregularidades, como propaganda ilegal, tentativas de compra de votos, participação de candidatos em inaugurações de obras públicas e arrecadação irregular de recursos para a campanha.

Além da CNBB, estão à frente da iniciativa o Ministério Público Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil. Essas três entidades fazem parte das 46 instituições que compõem o MCCE todo o país. Com sede em Brasília, o MCCE acompanha de perto a atuação do Tribunal Superior Eleitoral e mantém contato com os responsáveis pela adoção de medidas que favoreçam a lisura do processo eleitoral no Brasil.

Nas últimas eleições gerais, em 2006, o disque-denúncia eleitoral atingiu 7.426 ligações atendidas, das quais 2.480 foram registradas como denúncias e deram origem a investigações para ajuizamento de ações. Na média, no primeiro turno foram recebidas 100 ligações por dia. No segundo turno, a média de ligações diárias foi de 91.

Mais informações podem ser obtidas no site www.prpa.mpf.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário