domingo, 6 de setembro de 2009

Cine Olympia exibe premiado drama francês

Cultura

A indignação de um jovem é o ponto de partida para "Wesh Wesh: o que foi?", drama francês que o Espaço Municipal Cine Olympia exibe com apoio da Associação dos Críticos de Cinema do Pará – ACCPA. O longa-metragem ganhador do "Prêmio Louis Delluc" e agraciado também em Berlim em 2002 conta a história de Kamel, um rapaz que acaba de cumprir dupla sentença na prisão e que, ao voltar para seu bairro, tenta se reinserir na sociedade e conseguir emprego, com a ajuda da família. Neste retorno, ele se revolta com a decomposição da comunidade do bairro e se sente impotente frente à situação.

Trata-se do primeiro filme do diretor Rabah Ameur-Zaimèche, realizado de forma totalmente independente, com uma pequena câmera digital, e que, segundo, a crítica, consegue abordar um tema delicado, sem cair em clichês. Uma curiosidade é que o bairro retratado em “Wesh Wesh: o que foi?", Cité de Bosquet, foi onde o realizador passou a infância. Nascido na Argélia, o artista foi para a França aos dois anos. Hoje, é um dos cineastas que têm contribuído para a discussão do tema da imigração em tela grande.


Serviço: "Wesh Wesh: o que foi?" (83’) Espaço Municipal Cine OlympiaDe 25 de agosto a 13 de setembro (OBS: não haverá sessão no dia 30/08).De terça a domingo, às 18h30. Entrada franca. Classificação etária: 14 anos.Apoio: Associação dos Críticos de Cinema do Pará – ACCPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário