Por: Cleide Magalhães
Reportagem especial publicada no jornal Amazônia, em 07/08/2011
O Dia dos Pais é comemorado em diversos países do mundo. No Brasil, a data é comemorado no segundo domingo do mês de agosto, que este ano será no próximo dia 14. Para o comércio popular de Belém e os shoppings centers da cidade, a data representa a quinta posição no ranking de sucesso de vendas, quando a população mais compra presentes. As datas recordistas de vendas vão o Natal, o Ano Novo, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
Segundo Joy Colares, vice-presidente do Sindicato dos Logistas do Comércio de Belém (Sindilojas), que conta com cerca de três mil associados diretos e 12 mil indiretos, apesar de o varejo estar meio retraído nos últimos 60 dias, as vendas têm crescido desde 1996 e a expectativa é que a movimentação no centro da cidade aumente a partir de quarta, 10, e se intensifique na sexta, 12, e sábado, 13, quando o crescimento nas vendas deverá atingir entre 5% e 7% em relação ao ano passado. 'Esse aumento será real de 12% a 13% em realção a 2010. Não temos como falar em valores exatos, fizemos essa projeção de acordo com consultas realizadas junto a instituições que fornecem informações sobre crédito'.
Segundo as Assessorias de Imprensa dos três shoppings centers da cidade (Pátio Belém, Boulevard Belém e Castanheira) existe uma expectativa de crescimento nas vendas de diversos produtos, que apresentam preços variados. No Pátio Belém, desde o início de agosto em torno de 43 mil pessoas já passaram pelo local. 'A expectativa é que aumente para 60 mil pessoas até a véspera do Dia dos Pais e as vendas cresçam entre 8% e 9% em relação a 2010. Para isso, inovamos com uma promoção que sorteará três viagens a São Paulo e ingresso para asistir o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos', disse o gerente de Marketing do Pátio Belém, Antônio Carlos Maziver.
Presentes variam de acordo com a renda
Os valores para a compra do presente no comércio também variam, pois dependem do gosto do consumidor. Em ambos os espaços, o perfil dos consumidores são relativos e tem gosto para tudo. No centro da cidade o perfil do cliente é de baixa e média renda e os gastos com presentes ficam, em média, entre R$ 60,00 e R$ 120,00, a serem pagos pelos objetos tradicionais como artigos em couro como cinto, carteira e sapato e confecção e aparelhos eletrônicos (DVDs e TV de plasma).
No comércio popular, na última sexta, 5, a movimentação ainda era tímida. A auxiliar administrativa Paula da Silva, 39 anos, fazia somente pesquisa nos preços dos produtos, e já tinha certeza do que vai comprar para seu pai, Pedro Campos, 75 anos. 'Vou dar uma bermuda que custe até R$ 40,00. Não posso dar algo mais caro', disse.
Shoppings inovam em vitrines para aguçar o gosto do cliente
Nos shoppings, as vitrines estão atrativas e decoradas com cartazes e vários tipos de promoções para atrair atenção dos consumidores. Há lojas que fogem do tradicional e buscam inovar nos produtos sugerindo novas dicas de presentes para o Dia dos Pais. São kits relacionados a diferentes personalidades de pais como mestre-cuca, festeiro e workaholic. Os kits vêm acompanhados de outros produtos como caneca, almofada massageadora e podem ser vendidos separadamente ou trocados por outras peças, mas, se este for o caso, o preço do kit pode ter alguma variação no preço. 'Na semana passada, tínhamos 20 kits. Hoje (terça passada) restam somente cinco. Pode ser que cheguem mais. Montamos a vitrine exibindo esses e outros produtos diferentes desde 21 de julho. A expectativa é vender mais que em 2010. A gente sempre cria novas mercadorias na véspera do Dia dos Pais, para trazer ao nosso cliente as últimas novidades do mercado', disse Leonardo Miceli, gerente de loja.
O consultor de vendas Marcelo Correa, 29 anos, que perdeu o pai no ano passsado, se deslocou do bairro da Marambaia para ir ao shopping procurar por um presente que ele vai dar a uma pessoa tão especial quando o seu pai. 'Vou presentear um grande amigo do meu pai, que sempre me ajudou quando meu pai era vivo e também depois que ele morreu. Este ano, é a primeira vez que vou passar a data sem meu pai biológico. Sinto vontade de oferecer um artigo que traduza meu sentimento ao amigo do meu pai. Devo comprar uma camisa ou um acessório, que varie entre R$ 70,00 e R$ 150,00', informou.
HORÁRIO ESPECIAL DE FUNCIONAMENTO
Shoppings
Pátio Belém
Na sexta, 12, e no sábado,13 - Das 10h às 23h.
No domingo, 14, será normal - das 10h às 22h.
End.: Trav. Pe. Eutíquio, 1078. Batista Campos.
Tel.: 91 - 4008 5800
www.patiobelem.com.br
Castanheira
Praça de alimentação, cinemas, parque de diversões e lojas âncoras.
Domingo, 07 - Das 12h às 22h
Demais lojas
Domingo, 07 - Das 14h às 22h.
Os horários de funcionamento do próximo final de semana ainda serão divulgados.
End.: Br - 316, s/n, km 1, na bairro da Guanabara, em Belém.
Tel.: 91 - 4008 8100/4008 8101
www.shoppingcastanheira.com.br
Boulevard Belém
Lojas, lazer e praça de alimentação
Sexta, 12, e sábado,13 - Das 10h às 23h
Restaurantes
Segunda, 08, a sábado, 13 - Das 10h às 00h
End.: Avenida Visconde de Souza Franco, 776, no bairro do Reduto.
Tel.: 91 - 3299 0500
www.boulevardshoppingbelem.
HORÁRIO NORMAL DE FUNCIONAMENTO
Comércio
Segunda a sábado - Das 8h às 19hDomingo - Não há previsão de funcionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário