segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Doença afasta diretor do Hospital Bettina Ferro

Murilo Morhy pediu demissão do cargo, na última semana, alegando motivos de saúde. O médico ficou à frente da Unidade por um ano e meio.

Após um ano e meio de gestão, por motivos de saúde, o diretor do Hospital Universitário Bettina Ferro, da UFPA, o professor e doutor Murilo Morhy, se despediu de 40 anos de vida pública. Ele comunicou, oficialmente, através de carta, ao reitor da UFPA, o professor Carlos Maneschy, seu pedido de exoneração em caráter irrevogável, na última quinta, dia 02. No dia seguinte, 03, ele solicitou a presença dos trabalhadores e alunos do Bettina, no auditório da instituição, para agradecer a colaboração e informar sobre sua decisão. O hospital está sob a direção do diretor adjunto, o bioquímico Renato Ferreira, até que o nome do novo gestor seja anunciado pelo reitor da UFPA.

Durante a despedida, emocionado, Morhy, que é médico cardiologista e – talvez por ironia do destino - sofre problemas cardiovasculares, disse que o tempo em que esteve à frente da gestão do hospital foi importante na sua vida. “Esse tempo acrescentou muito para mim, pois reforcei laços com pessoas que já conhecia e criei novas amizades. Fazendo autocrítica, vejo que o hospital andou bem e a administração cresceu. Lamento e peço desculpa se incomodei alguém, mas agi somente pelo interesse da instituição. Desejo que continuem a missão do Bettina Ferro e mantenham seus comprometimentos com o SUS e com a população carente, porque o hospital são vocês”, disse.

Em seguida, alunos e funcionários, muitos deles também emocionados, falaram suas experiências vividas junto ao diretor, agradeceram e desejaram sucesso e melhoria na sua saúde junto à família. “Depois que se inventou a saudade a distância deixou de existir. Contem sempre comigo”, finalizou o médico Morhy.

Gestão - Preocupado em aprimorar a qualidade do atendimento à população do Sistema Único de Saúde (SUS), suas primeiras ações foram a humanização, refrigeração do hospital e agilização no atendimento. Além disso, realizou melhorias nos serviços de otorrinolaringologia, oftalmologia e o crescimento e desenvolvimento infantil, que servem de referência na região. A otimização nos meios diagnósticos e pronto atendimento, e a criação da clínica de toxina botulínica a pessoas que apresentam contraturas musculares crônicas foram serviços tratados com prioridade. Colocou ainda em prática várias iniciativas previstas no regimento do hospital, como patrimônio, infraestrutura, comissão de licitação, convênios e contratos. Todos estarão disponíveis em breve no novo site do Bettina (www.ufpa.br/bettina), para reforçar a transparência da sua gestão.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do HUBFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário