sábado, 1 de agosto de 2009

Circuito cineclubista chega a Belém


Cultura

Com os filmes "Patativa do Assaré: Ave Poesia", do cineasta cearense Rosemberg Cariri e "Chama Verequete", dos documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, o Projeto Circuito Cineclubista "Democratizando o Audiovisual" chega a Belém na próxima quinta-feira (6 de agosto).

O Circuito roda em 168 cineclubes e entidades brasileiras. Em Belém, a organização fica a cargo do Cineclube Amazonas Douro, com o apoio dos Cineclubes Corredor Polonês e Rede Aparelho, além do Projeto Cinema de Rua, realizado pelas três entidades.

Para o realizador Francisco Weyl, coordenador do Cineclube Amazonas Douro, aliar os projetos Democratizando o Audiovisual com o Cinema de Rua “representa re-significar conteúdos, potencializando necessariamente o acesso e a inclusão das comunidades periféricas às práticas artísticas de interesse social, ao mesmo tempo em que fortalece as ações de caráter cineclubistas como ferramentas de construção das consciências e das memórias audiovisuais amazônidas”.

Não por acaso, a sessão desses filmes acontece exatamente no momento em que Weyl diz identificar uma forte onda – “e por que não dizer tsuname?” – cineclusbista no Pará: entre os dias 3 e 7 de agosto, o Pará sedia uma oficina regional do Cine Mais Cultura, que vai treinar , formar e equipar pontos de exibição audiovisual amazônidas.

A oficina qualificará os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões cineclubistas; apoiará a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecerá informações sobre questões atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. “Queremos aproveitar esta onda, até porque nós também estamos organizando a Pré-Jornada de Cineclubes de Belém, rumo à Jornada Paraense – que ocorrerá em setembro – e que vai fundar a Federação de Cineclubes do Estado”, conclui.

Serviço - Circuito Cineclubista "Democratizando o Audiovisual" ("Patativa do Assaré: Ave Poesia", de Rosemberg Cariri; "Chama Verequete", de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira), na próxima quinta-feira (6), às 20 horas, na rua General Gurjão. Mais informações: 91 - 8711 8628 / 3241 9080 / 40092514. Falar com Francisco Weyl.

Texto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário